Exército iraniano é quase quatro vezes maior do que o de Israel

Soldados da tropa iraniana. Foto: Fatemeh Bahrami/Agência Anadolu

O Irã, que lançou neste sábado (13) um ataque de drones a Israel como retaliação ao ataque contra um consulado iraniano na Síria, possui o segundo maior contingente de tropas do Oriente Médio, atrás apenas do Egito.

Um levantamento do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) mostra que o país possui um cerca de de 650 mil militares, com a Guarda Revolucionária sendo responsável por 190 mil combatentes.

Israel, por sua vez, possui 177,5 mil militares, mas esse número não inclui os reservistas convocados em tempos de conflito.

A grande diferença é que Israel é conhecido por possuir armas nucleares, embora não as reconheça oficialmente. Enquanto isso, o Irã tem desenvolvido seu programa nuclear, mas não há evidências de que tenha bombas dessa espécie.

Tropas israelenses. Foto: Baz Ratner/Reuters

Além disso, o Irã é um importante patrocinador de grupos armados na região, como o Hezbollah e os Houthis, que receberam apoio para realizar ataques, como o ocorrido contra instalações petrolíferas sauditas em 2022.

O relatório do IISS também destaca que fatores como capacidade industrial, tecnologia militar e quantidade de armamentos são essenciais para determinar a força de um Estado na região.

As autoridades de Israel estão em estado de alerta máximo após os ataques do Irã. O governo iraniano justifica o ataque como uma “resposta legítima”. Mais cedo, Israel suspendeu as atividades escolares, limitou as aglomerações e cancelou o tráfego aéreo.

O ataque em Damasco escancara o aumento da violência na região, agravada pela disputa entre Israel e Palestina. O conflito já dura seis meses e resultou em mais de 33 mil mortes, dos quais 32 mil são palestinos e 1.200 israelenses.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Adicionar aos favoritos o Link permanente.