Xi assume no Peru o papel de defensor global do livre comércio contra Trump

(Bloomberg) – Enquanto Donald Trump ameaça impor tarifas ao mundo, Xi Jinping mais uma vez não perde tempo em se posicionar como o principal defensor do sistema de comércio internacional.

O líder chinês alertou nesta sexta (15) que a economia global estava se fragmentando à medida que o protecionismo se espalhava, levando a “severos desafios”. O mundo, ele declarou, havia “entrado em um novo período de turbulência e mudança”.

“Dividir um mundo interdependente é voltar na história”, disse Xi em um discurso na Cúpula de CEOs da APEC no Peru, lido no palco por um de seus ministros.

Ele repetiu esse tema em um discurso neste sábado (16) para líderes das 21 economias membros da APEC, incluindo o presidente dos EUA, Joe Biden.

Fim do protecionismo

“Devemos derrubar os muros que impedem o fluxo de comércio, investimento, tecnologia e serviços, manter cadeias industriais e de suprimentos estáveis ​, e promover a circulação econômica na região e no mundo”, disse Xi.

Para Xi, é um papel que ele desempenhou quando Trump chegou ao poder pela primeira vez em 2017. Naquela época, o chefe de estado da China pediu às elites empresariais globais no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, que rejeitassem as guerras comerciais e o protecionismo, dizendo que isso causaria “danos e perdas para ambos os lados”.

Nos oito anos seguintes, Trump impôs tarifas punitivas à China que foram amplamente mantidas pelo governo Biden, que também intensificou os esforços para negar tecnologia avançada a Pequim. Enquanto se prepara para assumir o cargo novamente em janeiro, Trump agora ameaça impor tarifas de 60% a China — e, igualmente, de 10% a 20% ao resto do mundo.

Essa ameaça tarifária universal está dando a Xi uma nova abertura para melhorar os laços com uma série de governos que se preparam para negociações difíceis com Trump. Na sexta-feira, Xi se encontrou pessoalmente com os líderes da Tailândia, Cingapura, Chile, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia — todos importantes aliados dos EUA e parceiros de segurança na Ásia-Pacífico.

© 2024 Bloomberg L.P.

The post Xi assume no Peru o papel de defensor global do livre comércio contra Trump appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.