Tarcísio bajula Musk após indicação para cargo o na gestão Trump: “Nos ensina muito”

Tarcísio de Freitas, bolsonarista governador de São Paulo. Foto: Cleiby Trevisan

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comemorou a indicação de Elon Musk para o cargo no Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, anunciado por Donald Trump na última terça-feira (12), que será novamente presidente em mandato que se iniciará em janeiro de 2025.

O bolsonarista usou as redes sociais para publicar um vídeo do pouso do foguete da empresa SpaceX, de Musk, que conseguiu, pela primeira vez, pousar um veículo espacial na base de lançamento após a decolagem em outubro.

“O feito nos ensina muito. O caminho do sucesso não é um caminho livre de tropeços. Quantas vezes erramos, tropeçamos, não conseguimos e achamos que não somos capazes? Eles também falharam, tropeçaram, só não desistiram e por isso venceram”, escreveu o governador em mensagem quase motivacional.

Enquanto a indicação de Musk está sendo criticada pelo evidente conflito de interesses, Tarcísio afirmou que a movimentação é uma consequência do vanguardismo do herdeiro de uma mina de diamantes na África do Sul.

“O feito fala muito sobre o perfil empreendedor e inovador de Elon Musk, um visionário, que vai contribuir muito agora liderando o novo Departamento de Eficiência Governamental do Governo Trump. Que venham novos feitos”, concluiu o bolsonarista.

Os conflitos de interesses

No anúncio, Trump alegou que a indicação de Musk seria para ele “enxugar” o Estado e gerir o país como uma empresa. Enquanto republicanos destacam o compromisso com a eficiência, críticos apontam conflitos de interesse, especialmente no caso de Musk, cujas empresas mantêm contratos bilionários com o governo americano.

Empresas como SpaceX e Tesla, administradas por Musk, dependem de financiamentos e contratos federais, além de enfrentarem investigações regulatórias.

A Tesla, por exemplo, está sob análise da Administração Nacional de Segurança no Trânsito (NHTSA) após acidentes envolvendo seu sistema de direção autônoma, o Full Self-Driving (FSD). “O futuro será fantástico”, afirmou Musk após o anúncio, levantando preocupações sobre sua nova posição e possível influência sobre agências que investigam suas empresas.

A empresa de veículos elétricos, que já realizou recalls em larga escala devido a falhas no Autopilot, continua no centro de polêmicas. O sistema FSD é investigado por envolvimento em quatro acidentes, um deles fatal, e por continuar ativo em situações de risco. Em resposta às críticas, Musk promoveu o FSD como uma tecnologia disruptiva, mas as autoridades intensificaram o monitoramento.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.