Escolta de Biden no Rio inclui Exército, PRF, PF e PM além de Serviço Secreto

Joe Biden. Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve desembarcar no Rio de Janeiro na noite deste domingo (17), vindo de Manaus, para participar da Cúpula do G20, que começa nesta segunda-feira (18). A visita marca um dos últimos compromissos internacionais dele antes de deixar o cargo em janeiro de 2025.

A chegada de Biden ao Brasil foi planejada com antecedência. Há quatro meses, equipes dos EUA começaram a organizar a logística, que incluiu o envio de dois aviões carregados com suprimentos no início de novembro. O material, que lotou sete caminhões baú, incluiu alimentos, galões de água, um helicóptero, armas, munições e equipamentos de comunicação.

O objetivo é garantir total autonomia da comitiva, sem depender da infraestrutura brasileira. Isso inclui telefones por satélite, que asseguram a comunicação mesmo em caso de falhas na rede local.

Os integrantes do Serviço Secreto dos EUA estarão armados com fuzis MPX calibre 5.56 e terão o apoio de veículos blindados. Agentes da Polícia Rodoviária Federal e um policial federal brasileiro também farão parte da escolta. Além disso, a segurança na Linha Vermelha, por onde Biden deve passar, será reforçada por militares do Exército e policiais militares.

Joe Biden. Foto: Divulgação

O esquema de segurança não se limita à proteção física. Agentes do FBI, da CIA e da NSA (Agência de Segurança Nacional) estão atuando no Brasil. O trabalho da NSA envolve monitoramento cibernético para prevenir ataques virtuais e reforçar a segurança digital, em colaboração com o Setor de Guerra Cibernética do Exército brasileiro e a Polícia Federal.

O helicóptero trazido dos Estados Unidos no início do mês será usado para acompanhar os deslocamentos de Biden no Rio. A cidade também reforçou seu policiamento em áreas estratégicas, enquanto agentes de inteligência continuam avaliando riscos.

A participação de Biden na cúpula do G20 ocorre em meio a tensões globais e à sua agenda de despedida do governo, com foco em questões climáticas e diplomáticas. A reunião reunirá líderes das principais economias mundiais, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, anfitrião do evento.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.