Lula conversa com Meloni sobre Enel e pede avanços

O presidente Lula e a premiê italiana, Giorgia Meloni, tiveram encontro neste domingo. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se encontraram no Rio de Janeiro neste domingo (17), véspera do início da cúpula do G20, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro. Durante o encontro, um dos principais temas discutidos foi a Enel, empresa de energia italiana que opera no Brasil. Da CNN Brasil.

De acordo com o governo brasileiro, os dois líderes concordaram sobre a necessidade de melhorias no serviço prestado pela empresa, especialmente no estado de São Paulo, que tem enfrentado problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica.

As falhas no serviço da Enel em São Paulo, que ocorreram em novembro do ano passado e em outubro deste ano, foram destacadas durante a conversa.

O presidente Lula e a premiê Meloni discutiram a importância de ações mais eficazes para resolver essas questões e garantir que a população não sofra mais com interrupções no fornecimento de energia. A reunião evidenciou a preocupação do governo brasileiro com a qualidade dos serviços essenciais prestados por empresas estrangeiras no país.

Estabelecimento sem energia elétrica
Serviço de fornecimento de energia em São Paulo foi prejudicado por conta das chuvas – Agência Brasil

Além da questão da Enel, Lula e Meloni também trataram de investimentos econômicos. A primeira-ministra italiana informou que empresas do seu país têm planos de investir cerca de 40 bilhões de euros no Brasil, o que equivale a aproximadamente R$ 245 bilhões. Meloni também mencionou a atualização dos acordos de parceria e cooperação econômica entre Brasil e Itália, destacando a intenção de fortalecer ainda mais os laços comerciais entre as duas nações.

A reunião contou com a presença de ministros do governo brasileiro, como Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Celso Amorim, assessor especial do presidente, também participou do encontro, que teve como foco a discussão de temas econômicos e de infraestrutura, além das questões relacionadas à energia elétrica no Brasil.

Ao longo deste domingo, o presidente Lula ainda teria outros encontros agendados com líderes internacionais. Entre os compromissos, destacam-se as reuniões com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente da Turquia, Recep Erdogan. O presidente brasileiro já havia se reunido com o presidente da África do Sul e o premiê da Malásia antes deste encontro com Meloni.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.