Prefeita anuncia três novas secretarias em 2025, sem custos extras

Prefeita anuncia três novas secretarias em 2025, sem custos extras

As secretarias das Mulheres, da Igualdade Racial e do Bem-Estar Animal vão fazer parte da nova gestão da prefeita Margarida Salomão (PT) a partir de 2025. O anúncio do projeto de lei de readequação administrativa, que será enviado para aprovação na Câmara Municipal, foi feito na tarde desta terça-feira (19) em coletiva de imprensa na sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Outras mudanças, entre fusões e separações de pastas, também foram detalhadas para o próximo mandato: quatro serão alteradas e uma extinta, totalizando 23 secretarias. Atualmente, são 21. Apesar da criação de três novas pastas e o saldo de duas a mais para o período 2025/2028 – o que significa mais dois secretários – , Margarida garante que não haverá acréscimo nos gastos, pois os mesmos serão compensados pela extinção de 15 cargos comissionados, sendo três de assessor I, seis de assessor II e seis de assessor III.

“É uma proposta muito simples de reorganização administrativa, em razão da experiência que tivemos”, destaca a chefe do Executivo municipal. “Aprendemos muita coisa nos últimos quatro anos. Vamos priorizar temas na compreensão e gestão da cidade, propondo mudanças com a mesma estrutura de custos, deslocando funções e enxugando estruturas”, afirma.

Uma das mudanças mais significativas na administração direta acontece exatamente no trato do orçamento: A Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop) será fundida com a Fazenda, sendo esta última a titular. “É menos uma secretaria. Quem arrecada também vai programar a execução da despesa”, explica a prefeita sobre a ideia. Já a Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA) será convertida na Secretaria de Licitações e Contratos, “para uma gestão racionalizada”. “Deveremos ter em torno de R$ 1 bilhão em investimentos”, ressalta Margarida sobre o montante a ser licitado. A parte da informática, por sua vez, será direcionada à Empav (Empresa Municipal de Pavimentação), segundo a prefeita, para uma melhor gestão, sobretudo de pessoal.

Outra inovação visa a agregar o planejamento urbano com a participação popular e a organização das atividades urbanas, unindo a Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) com parte da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), resultando na Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular. Já a outra fatia da Sesmaur será convertida na Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. “Vamos dar tratamento prioritário às políticas ambientais, considerando as mudanças climáticas”, aposta Margarida, de olho nas discussões do G20.

O post Prefeita anuncia três novas secretarias em 2025, sem custos extras apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.