Crianças de Timbó escrevem cartinhas para incentivar atletas de xadrez que estão no JASC

Crianças de 7 a 12 anos, alunas da Escola Emir Ropelato e do Xadrez Timbó, escreveram cartinhas para incentivar os/as atletas de Timbó que estão em Concórdia disputando o JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina).

A iniciativa foi do professor José Vitor Messias que pediu para que as crianças fizessem desenhos e frases de incentivos para os atletas.

Crianças de Timbó escrevem cartinhas para incentivar atletas de xadrez que estão no JASC
Foto: José Vitor Messias/Xadrez Timbó
Crianças de Timbó escrevem cartinhas para incentivar atletas de xadrez que estão no JASC
Foto: José Vitor Messias/Xadrez Timbó

Mas não foi só isso. José também contou em sala de aula um pouco sobre cada atleta timboense que está no JASC, uma das competições mais importantes da história do esporte catarinense.

“Meu grande objetivo era fazer com que ao menos os meus alunos conhecessem mais sobre a história do xadrez, seus grandes jogadores, os grandes jogadores do Brasil, os torneios importantes… que não ficassem boiando quando eu falasse sobre um assunto. Eu gosto de dar o exemplo do futebol: qualquer criança sabe falar o nome de 5 jogadores de futebol sem demora, mas é de xadrez? E os grandes brasileiros enxadristas? Como o JASC estava próximo, então pensei em apresentar os atletas, porque são atletas gigantes, a equipe de Timbó é uma equipe de super estrelas, então eles conheceram ao menos um pouco dos atletas e ainda fizeram uma homenagem para deixá-los contentes, e também para tentar fixar na memória o que aprenderam; todos saem ganhando“, afirmou ao Misturebas.

As cartinhas foram enviadas pelo Correio ao professor Marlon Rahn, que ficou responsável por entregar para os atletas timboenses. Elas foram recebidas com muito carinho. Veja os vídeos aqui.

Crianças de Timbó escrevem cartinhas para incentivar atletas de xadrez que estão no JASC
Foto: José Vitor Messias/Xadrez Timbó

O Xadrez Timbó levou 12 atletas para o JASC. A equipe masculina é composta por:

GM Krikor Mekhitarian
MI Roberto Molina
MI Leandro Perdomo
FM Edgar Rodrigues
FM Lucas Cardoso
MN Bruno Starke

Já a equipe feminina tem as atletas:

NM Livia Liebl
NM Renee Brambilla
Larissa Roeder
Julia Grundmann
Letícia Licinio
Julia Spagnol

LEIA MAIS: JASC 2024: Timbó estreia na competição com 180 atletas

Destaques

Aos 39 anos, Roberto Junio Brito Molina é um Mestre Internacional (MI) brasileiro. Natural de Belo Horizonte (MG), foi cinco vezes campeão mineiro, uma vez campeão brasileiro (85º campeonato brasileiro de xadrez, ocorrido em 2019 mas válido por 2018) e é atualmente o 14º na lista dos jogadores mais fortes do Brasil.

Seu rating atual de xadrez pensado é de 2392, e seu pico foi em 2019 com 2469 pontos; tem duas normas de Grande Mestre e é cotado como um dos próximos brasileiros a se tornar Grande Mestre de xadrez, que é o título máximo possível no esporte.

Molina ficou conhecido quando o influenciador Felipe Neto foi pego trapaceando on-line no xadrez. O atleta gravou um vídeo explicando o que aconteceu. Na época, foram mais de 250 mil visualizações.

Esta á a primeira vez que Roberto Molina defende a equipe de Timbó no JASC.

Outro atleta de destaque no xadrez de Timbó é Lucas do Valle Cardoso. Ele é um Mestre FIDE (MF) brasileiro de 22 anos, atualmente tem o rating de xadrez pensado de 2387 pontos.

Tem uma lista extensa de títulos: campeão paulista sub-16, campeão do Floripa Winter, campeão do JESC, campeão do Joguinhos em 2021 na equipe de Timbó, e um expressivo 4º lugar no campeonato brasileiro de xadrez de 2023 – colocação que garantiu a classificação para as Olimpíadas de Xadrez 2024, que ocorreram em setembro, em Budapeste, Hungria, um feito incrível, considerando que o Brasil possui apenas 15 Grandes Mestres.

MF Lucas Cardoso já possui duas normas de Mestre Internacional, e também já alcançou o patamar dos 2400 pontos, restando apenas uma última norma para se tornar Mestre Internacional de xadrez.

Em Timbó, Lucas Cardoso já participa das equipes de Joguinhos e JASC desde 2021.

 

O post Crianças de Timbó escrevem cartinhas para incentivar atletas de xadrez que estão no JASC apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.