Magnata de cripto paga mais de R$ 36 milhões por banana presa por fita na parede

A obra de arte mais famosa da última década encontrou um novo comprador. “Comedian”, uma escultura do artista Maurizio Cattelan, que consiste em uma peça de fita adesiva e uma banana colada a uma parede, foi vendida por R$ 36 milhões (US$ 6,2 milhões) na Sotheby’s em Nova York após mais de seis minutos de intensa disputa. O comprador é o empreendedor de criptomoedas nascido na China, Justin Sun, confirmou a casa de leilões.

Em uma entrevista à Bloomberg após a venda, Sun disse que estava considerando pagar com a criptomoeda que fundou, Tron (TRX), mas, caso isso não fosse possível, com Bitcoin, que atingiu um recorde de R$ 552 mil (US$ 95.000) na época do leilão. (O lote foi o único da noite para o qual a Sotheby’s aceitaria pagamentos em criptomoedas.)

Obra estreou em 2019 na Art Basel Miami Beach (Foto: Bloomberg)

“Primeiro de tudo, sou um empreendedor de criptomoedas, mas também compro muita arte,” diz Sun, referindo-se às suas aquisições de Picasso, Warhol e Giacometti. “Descobri sobre ‘Comedian’ há um mês e adorei a ideia,” continua. “Ela ressoa com nossa ideia de descentralização no mundo das criptomoedas, porque esta é uma obra de arte conceitual—é impossível destruir a própria obra.”

A obra, que faz parte de uma edição de três (mais duas provas do artista), tinha uma estimativa de pré-venda de R$ 5 a 6 milhões (US$ 1 milhão a US$ 1,5 milhão), embora o burburinho antecipado previsse (com precisão, como se revelou) que seria vendida por várias vezes esse valor. “É uma obra de arte que representa perfeitamente os tempos em que vivemos, celebrando o espetáculo,” disse o conselheiro Rob Teeters algumas horas antes da venda.

A peça estreou em 2019 na Art Basel Miami Beach, quando foi exibida no estande da galeria Perrotin. Ela imediatamente causou alvoroço, com espectadores se acumulando de tal forma que a galeria foi forçada a retirá-la para controlar a multidão.

Todas as três obras da edição foram vendidas por preços que variaram de R$ 120 mil a R$ 871 mil (US$ 120.000 a US$ 150.000). Uma delas foi subsequentemente doada ao Guggenheim; as outras duas permanecem em mãos privadas.

Não demorou muito para que a banana colada com fita adesiva de Cattelan se tornasse um meme mundialmente famoso, aparecendo na primeira página do New York Post (“Bananas!”), sendo postada por celebridades e transformada em chapéus, imitações e outros produtos.

Ela também é considerada por muitos no mundo da arte como uma obra legítima de arte fina. Jason Farago, do New York Times, escreveu uma longa defesa da peça, argumentando que a obra “é uma escultura, que continua a dependência de Cattelan por décadas em usar a suspensão para fazer o óbvio parecer ridículo e para desinflar e derrotar as pretensões da arte anterior.”

“Comedian”, continuou Farago, é uma continuação da “disposição de Cattelan em se implicar dentro dos sistemas econômicos, sociais e discursivos que estruturam como vemos e o que valorizamos.”

O comprador na noite de quarta-feira estava adquirindo um certificado de autenticidade que lhe dava o direito de manifestar a peça como uma obra de arte oficial, embora a Sotheby’s afirme que ele também receberá uma banana e um rolo de fita adesiva como uma espécie de kit inicial. (A obra também vem com um manual de instruções detalhado sobre como deve ser apresentada.)

Quando o lote foi apresentado, os participantes na sala de leilões lotada quase uniformemente levantaram seus telefones para gravar vídeos. O leiloeiro Oliver Barker começou a disputa a R$ 4,6 milhões (US$ 800.000), e pelo menos dois licitantes por telefone, dois online, além de três na sala, rapidamente levaram a obra além de sua alta estimativa em menos de 20 segundos. (Os trocadilhos surgiram—“não deixe escapar,” disse Barker.) No final, restou um licitante online competindo contra um licitante por telefone.

Finalmente, o martelo caiu a R$ 30 milhões (US$ 5,2 milhões); com as taxas da casa de leilões conhecidas como prêmios, o preço final foi de R$ 36 milhões (US$ 6,24 milhões). Embora o resultado tenha sido elevado, ele não superou o recorde de leilão para a obra de Cattelan, estabelecido em 2016 na Christie’s Nova York, por uma escultura de Adolf Hitler de joelhos (Him, 2001), que foi vendida por R$ 99 milhões (US$ 17,2 milhões).

“Comedian” não é a primeira venda a chamar a atenção durante a mega semana de leilões de novembro deste ano em Nova York. Na terça-feira, uma pintura do surrealista René Magritte foi vendida por pouco mais de R$ 703 milhões (US$ 121 milhões) na Christie’s, estabelecendo um recorde mundial para o artista e injetando um calor muito necessário em um mercado de arte de outra forma morno.

“Isso está chamando a atenção para o mercado,” disse Teeters sobre a venda de “Comedian”. “Está contribuindo para a saúde do mercado? Não, não está.”

Sun planeja exibir a obra de Cattelan em seu apartamento em Hong Kong, mas, ao contrário de suas pinturas e esculturas, ele acrescenta: “é muito fácil de levar comigo—essa é a beleza disso.”

Sun afirma estar disposto a emprestar a obra para “quaisquer jogadores sérios da indústria que queiram pegar nossa obra de arte para exibi-la em qualquer lugar. Se Elon Musk quiser, eu deixarei que ele a coloque na espaçonave para Marte,” conclui Sun. “A banana vai para Marte.”

© 2024 Bloomberg L.P.

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