Busca de lucro rápido é o caminho para o desequilíbrio emocional no trade

A busca incessante por ganhos imediatos no mercado financeiro é um terreno fértil para o desequilíbrio emocional, alertam traders experientes. Controlar a ansiedade e evitar excessos são fatores cruciais para quem deseja alcançar consistência nas operações, um consenso reforçado durante mesa-redonda com traders promovida pelo InfoMoney, que contou com Marcelo Carvalho, Aryane Oliveira e Nelson Lee.

Carvalho revelou que seu controle emocional foi “forjado na dor”. Ele destacou que o uso de robôs foi um divisor de águas em sua carreira. Antes de adotar a tecnologia, passava o dia inteiro na frente da tela, o que o tornava vulnerável às oscilações do mercado.

Hoje, Carvalho limita sua atuação manual até as 10h30 e delega o restante do dia aos robôs. Essa mudança de estratégia não apenas o protege de decisões impulsivas, mas também lhe dá tempo para se dedicar a outras atividades, ajudando a preservar o equilíbrio emocional.

“Não fique o tempo inteiro na frente da tela. Ganhou, comemore e saia do mercado. Perdeu, levanta, que amanhã é outro dia. ”

— Marcelo Carvalho, trader

Para Carvalho, o distanciamento físico e emocional é essencial para evitar operações excessivas que comprometem tanto os resultados quanto a saúde mental.

Saiba mais: Problema no trade não é só emocional, mas falta de técnica

Emocional mais importante que técnica

Nelson Lee destaca que o sucesso no trade exige uma postura profissional, que passa pela disciplina e pela consistência. Com vasta experiência no mercado e na formação de traders, ele explicou que o controle emocional é mais importante do que a habilidade técnica.

Ele também alertou sobre o perfil do trader brasileiro, muitas vezes ansioso e buscando lucros rápidos.

Nelson criticou a ilusão criada por promessas de ganhos fáceis, alertando que o mercado financeiro pode intensificar problemas emocionais preexistentes, principalmente em indivíduos que não têm a estrutura necessária para lidar com a pressão.

Marcelo Carvalho, Aryane Oliveira e Nelson Lee: busca por lucro rápido é caminho para desequilíbrio emocional no trade. (Crédito: Divulgação/ montagem: InfoMoney)

Leia também: Tive vários ‘dias de fúria’ e foram deles que tirei as maiores lições

Meditação

Já Aryane Oliveira explicou que práticas como meditação e exercício físico têm um papel fundamental no seu controle emocional.

Ela começou a meditar em 2014, após conhecer a prática de meditação transcendental. “Me ajuda muito treinar (prática esportiva) também, tira um pouco da adrenalina e da ansiedade”, diz.

Saiba mais: Equilíbrio é o segredo e a estratégia apenas 20% do sucesso no mercado

Além desses hábitos que influenciam bastante, Aryane destacou algo que aprendeu em um curso com uma psicóloga. “Ela mencionou a importância de manter-se bem hidratado ao longo do dia, pois isso impacta diretamente a capacidade de tomar decisões de forma clara e consciente”, ressalta.

Segundo Aryane, uma das maiores lições foi compreender a importância de operar com uma “mão confortável”, ou seja, uma quantidade de contratos que ela se sinta à vontade para perder, caso a operação não saia como a esperada. 

Guia da análise técnica:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.

The post Busca de lucro rápido é o caminho para o desequilíbrio emocional no trade appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.