
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) se manifestou após as confusões com membros do Movimento Brasil Livre (MBL) nesta terça-feira (16). Ao ser abordado pelo influenciador Gabriel Costenaro, o parlamentar o expulsou da Câmara dos Deputados com chutes e empurrões. Mais tarde, foi a vez de Kim Kataguiri trocar farpas com o psolista.
“É a quinta vez que esse sujeito [Costenaro] provoca, ele tem histórico de agressão a mulher. Na última vez, no Rio de Janeiro, na quarta vez, ele ameaçou a mãe de um militante nosso de mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava”, explicou no vídeo postado no X, antigo Twitter.
“Nós não podemos aceitar esse tipo de intimidação de militante fascista do MBL. Não vamos aceitar! Eles tentam nos intimidar, tentam através do medo fazer com que a gente recue. Nós não vamos recuar para militante fascista”, disse Braga, antes de afirmar que não se arrepende do que fez.
Esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. É a 5ª provocação dele! Na 4ª vez ele ameaçou a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava. 1/2 pic.twitter.com/bHuepQF4D5
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) April 16, 2024
Antes de expulsar o membro do MBL do local, o deputado foi intimidado pelo influencer com a abordagem típica de membros do grupo de extrema-direita: causar incômodo, provocar agressões e sair como vítima.
Em vídeos que circulam na internet, é possível ver Glauber questionando Costenaro por uma acusação de violência doméstica. O membro do MBL também é suspeito de agredir uma funcionária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ao invadir o local em 2023.
Após expulsar o influencer, foi a vez de Kim Kataguiri discutir com o deputado do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu no fim do corredor das comissões, área de grande movimentação política.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, ouve-se Glauber chamando Kim de “defensor do nazismo”, enquanto Kim pede que ele repita a frase, sugerindo uma possível ação legal futura.
As falas do psolista fazem referência ao episódio do Flow Podcast em que o deputado que se apresenta liberal afirmou que o Brasil deveria permitir a criação de um partido com a filosofia de Adolf Hitler.
Momento que Glauber Braga chama Kim Kataguiri de “defensor do nazismo” e seguranças entram no meio deles para separar briga. Se compartilhar o vídeo, diz que saiu daqui. Eu deixo aberto aí para baixar, só avisem de onde saiu. pic.twitter.com/qsimdQtIaI
— GugaNoblat (@GugaNoblat) April 16, 2024