Microsoft explica aplicativo do Copilot que aparece do nada no PC

Logotipo do chatbot Microsoft Copilot
Logotipo do Microsoft Copilot (imagem: reprodução/Microsoft)

Desde março que muitos usuários do Windows têm notado que o Microsoft Copilot aparece na lista de programas instalados no sistema operacional. Parece ser mais uma tentativa de fazer essa inteligência artificial (IA) ter mais adesões. Mas a companhia explica que, na verdade, trata-se de um bug.

Esse aplicativo começou a aparecer em computadores com os Windows 10, 11 e Server 2022 após uma atualização do Microsoft Edge liberada em 28 de março de 2024.

Como o Copilot tem aparecido no Windows, no Microsoft 365, no Edge e até na plataforma Azure, a impressão que se tem é a de que a tal instalação é mais um esforço para a promoção desse IA. Soa estranho, afinal, o Copilot já pode ser acessado via Barra de Tarefas ou Menu Iniciar, como um recurso nativo.

Essa situação levanta questionamentos sobre se o tal aplicativo do Microsoft Copilot é legítimo (e não um software falso) ou se ele vem sendo usado para coletar dados do PC, por exemplo. Para usuários que optaram por desativar o Copilot, encontrar essa instalação é algo ainda mais perturbador.

Microsoft diz que é bug

Sim, o aplicativo é legítimo, ou seja, realmente vem da Microsoft. Mas, em um comunicado recente, a companhia informa que essa aparição é resultado de um erro que faz o navegador Edge versão 123.0.2420.65 instalar indevidamente um pacote MSIX chamado “Microsoft chat provider for Copilot in Windows”.

Aplicativo do Microsoft Copilot na lista de programas do Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aplicativo do Microsoft Copilot na lista de programas do Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Microsoft também afirma que esse software não executa nenhum código ou processo indevido, muito menos analisa ou transmite dados existentes no computador do usuário.

Por que ele foi criado, então? Ainda de acordo com a Microsoft, o tal pacote tem a função de “preparar alguns dispositivos Windows para ativação futura do Windows Copilot”. A companhia afirma ainda que “esse componente não instala nem habilita totalmente o Microsoft Copilot”.

Finalmente, a Microsoft explica que o tal componente será removido em atualizações futuras do Edge nos computadores onde o Copilot não deve ser instalado. Isso vale principalmente para máquinas baseadas no Windows Server 2022.

Essa medida só não muda o fato de que a Microsoft quer tornar o Copilot onipresente em seu ecossistema. Prova disso vem dos esforços da companhia para definir os requisitos para um computador ser um “AI PC”, isto é, uma máquina capaz de realizar tarefas de inteligência artificial localmente, dependendo pouco ou nada da internet.

Microsoft explica aplicativo do Copilot que aparece do nada no PC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.