Copom decide sobre juros básicos nesta quarta e Selic vai para 12,25% ao ano

Nesta quarta-feira (11), ocorreu a última reunião do ano, segundo a CNN, onde o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), decidiu sobre a taxa Selic.

Ainda, conforme a Agência Brasil, essa foi a última reunião com Roberto Campos Neto sob o comando. Já no início de 2025, quem assume é Gabriel Galípolo, atual Diretor de Política Monetária do BC.

Na reunião, os nove membros do Copom decidiram de forma unânime pela elevação dos juros em 1 ponto, levando a taxa Selic para 12,25% ao ano.

A elevação esperada era de 0,75 pontos, mas o Copom divulgou que nas próximas duas reuniões, a probabilidade é de aumento de mais 1 ponto em cada, levando a Selic a 14,25%.

De acordo com a Agência Brasil, após essa é a maior alta desde 2022, quando a taxa Selic chegou a 13,75%.

Em Julho e Junho deste ano, após seis cortes de 0,5 pontos e um de 0,25 pontos, o Copom havia decidido manter a taxa em 10,5%.

  • LEIA TAMBÉM: Especialista analisa possível queda de até 1% da Taxa Selic e mudanças nos juros dos EUA

No entanto, a partir das reuniões de Setembro e Novembro, a taxa subiu mais 0,75 pontos.

A motivação nesta alta ocorre, conforme o Copom, devido a inflação, ao ruído causado após o anúncio do pacote fiscal do governo e o cenário externo com as dúvidas sobre o ritmo da desinflação nos EUA.

De acordo com o Banco Central do Brasil, a taxa Selic mais alta nos últimos 24 anos, ocorreu entre Abril e Maio de 2003, quando chegou a 26,32%. A taxa mais baixa foi entre Setembro de 2020 e Março de 2021, quando ficou em 1,90%.

O post Copom decide sobre juros básicos nesta quarta e Selic vai para 12,25% ao ano apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.