Lula e Haddad venceriam Bolsonaro, Tarcísio, Marçal e Caiado em 2026, diz Quaest

Lula e Haddad: os dois venceriam os rivais à direita em 2026 num 2° turno, segundo a pesquisa Quaest. Foto: reprodução

Na manhã desta quinta-feira (12), Felipe Nunes, diretor da Quaest, usou sua página no X, antigo Twitter, para compartilhar os dados do novo levantamento da consultoria sobre as eleições de 2026. Os números revelam que, às vésperas do fim do segundo ano de mandato, o presidente Lula (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, venceriam seus rivais de direita em um segundo turno:

Lula ou Haddad venceriam o 2º turno em simulações contra Bolsonaro, Tarcísio, Marçal ou Caiado se a eleição fosse hoje. Pesquisa feita antes da internação do presidente mostra o incumbente como favorito.

Imagem
Pesquisa Quaest: intenção de voto para presidente no 2° turno. Foto: reprodução

Vale destacar que a comparação envolve atores com graus de conhecimento muito diferentes. Haddad, por exemplo, é conhecido por mais de 80%, enquanto Tarcísio é conhecido por apenas 55%.

Lula e Bolsonaro são os mais conhecidos, sendo que o potencial de voto de Lula chega a 52% e sua rejeição a 45%; Bolsonaro é rejeitado por 57% e poderia se votado por 37%.

Haddad, Ciro e Michele Bolsonaro são desconhecidos por aproximadamente 20%, tem potencial de voto de 30% e rejeição de 52%. Marçal também é muito conhecido (70%), e sua rejeição bate nos 43%.

Os demais são desconhecidos por metade, aproximadamente. Tarcisio é quem tem o maior potencial de voto (22%), Ratinho vem sem seguida com (19%), depois Zema e Caiado (14% cada).

Imagem
Pesquisa Quaest: possíveis nomes na disputa pela presidência em 2026. Foto: reprodução

A população se divide, mas a maioria (52%) acha que Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026.

Imagem
Pesquisa Quaest: pergunta sobre Lula se candidatar em 2026. Foto: reprodução

Se Lula não for candidato, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (27%) é quem aparece como o favorito para substitui-lo, seguido de Ciro Gomes (17%) e Alckmin (14%).

Imagem
Pesquisa Quaest: candidatos do governo em 2026. Foto: reprodução

Com Bolsonaro inelegível, Michelle é a favorita para substituí-lo (21%), em seguida Pablo Marçal (18%) e depois vem Tarcísio, governador de SP (17%).

Imagem
Pesquisa Quaest: candidato da direita em 2026. Foto: reprodução

A Quaest ouviu 8.598 pessoas entre os dias 4 e 9/12. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 1 ponto percentual. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.