Crise na segurança em São Paulo não abala avaliação do governador Tarcísio de Freitas

Nos últimos 30 dias, 45 policiais foram afastados das atividades operacionais e dois tiveram a prisão decretada em casos relacionados a abuso de autoridade e letalidade policial. Os episódios ganharam repercussão por terem sido flagrados por câmeras de segurança ou celulares. Dentre os afastados, um já teve a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Apesar da crise na segurança no estado de São Paulo, a aprovação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) manteve-se estável.

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (12) aponta que a avaliação do governador é positiva para 61% dos eleitores paulistas, enquanto 26% reprovam sua gestão. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

O levantamento aponta uma estabilidade da aprovação do atual governador ao longo de 2024. Na pesquisa de abril, ele tinha 62% de aprovação e houve apenas uma oscilação de 1 ponto percentual para baixo, dentro da margem de erro.

Leia mais:

Casos de abuso policial irritam Tarcísio e desgastam Derrite

Eleições 2026: Tarcísio lidera intenções de voto para governo de São Paulo, mas Marçal também está no páreo, diz pesquisa

Já a reprovação do governador caiu três pontos, passando de 29% em abril para 26% em dezembro, fora da margem de erro.

As pessoas que não sabem ou não responderam também cresceram quatro pontos percentuais, passando agora de 8% para 12%.

Os comparativos: aprova – 61% (eram 62% em abril); reprova: 26% (eram 29% em abril); não sabe/não respondeu: 12% (eram 8% em abril).

O levantamento ouviu 1.650 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 9 dezembro e foi encomendado pela Genial Investimentos.

A pesquisa também perguntou como os eleitores avaliam o trabalho do governo estadual. Para 37% a avaliação é positiva (eram 41% em abril); para 37% é regular (eram 35% em abril); para 13% é negativa (eram 16% em abril); 12% não sabe/não respondeu (eram 8% em abril).

Além da aprovação do governo estadual, a pesquisa levantou qual avaliação dos eleitores paulistas têm sobre a relação do governador com o presidente Lula (PT), que é de esquerda e não de direita, como Tarcísio de Freitas:

Positiva: 23%

Regular: 45%

Negativa: 14%

Não sabe, não respondeu: 18%

Adicionar aos favoritos o Link permanente.