Bailarina brasileira é destaque no corpo de baile da Ópera de Paris: ‘Trabalhei para chegar onde cheguei’

A bailarina mineira Luciana Sagioro, de 18 anos, alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira brasileira contratada pela Ópera de Paris, uma das companhias de balé mais prestigiadas do mundo.

Seu contrato, que se estende até os 42 anos, idade média de aposentadoria para bailarinas na França, assegura sua presença no corpo de baile por mais de duas décadas.

Natural de Juiz de Fora, Luciana iniciou sua jornada na dança aos 3 anos. Aos 9, mudou-se para o Rio de Janeiro para aprimorar sua formação na escola Petite Danse.

Seu talento foi reconhecido internacionalmente em 2021, quando conquistou o terceiro lugar no Prix de Lausanne, uma das competições mais renomadas do balé clássico. Essa conquista garantiu-lhe uma bolsa de estudos na Escola de Dança da Ópera de Paris, onde continuou a se destacar.

Em entrevista ao O Globo, ela destacou:

— Fiz jus a tudo que sempre sonhei. Queria ser vista exatamente como sou hoje, como a brasileira que alcançou os sonhos, mas com muito suor e luta. Nada foi fácil. Trabalhei para conquistar tudo que conquistei, para chegar onde cheguei. Queria mostrar que, com muito trabalho, nós (brasileiros) somos capazes de realizar nossos sonhos.

Desafios e conquistas na carreira internacional

Após um ano de estudos na instituição francesa, Luciana participou de audições concorridas, superando cerca de 200 candidatos e assegurando uma posição no corpo de baile da Ópera de Paris. Atualmente, ela brilha no espetáculo “Mayerling”, apresentado no icônico Palácio Garnier.

A jovem bailarina reconhece os desafios de sua profissão, comparando a dedicação exigida à de atletas de alto rendimento.

Apesar da intensa rotina de ensaios e apresentações, ela destaca a falta de visibilidade que os bailarinos enfrentam em comparação com esportistas. Luciana enfatiza a importância de valorizar a arte da dança e os profissionais que a representam.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.