Em oito anos Saae substituiu mais de 28 km de redes antigas de abastecimento de água

As principais obras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) que podem ser destacadas no ano de 2024 foram o início da construção de uma nova Estação de Tratamento Água (ETA VI) no bairro Tombadouro e dos reservatórios ligados a ela nos bairros Santa Maria (1,5 milhões de litros), Itaici (2 milhões de litros), Tombadouro (3 milhões de litros, já finalizado) e o reservatório da própria ETA VI (1 milhão de litros). Os empreendimentos beneficiam diretamente a região entre os bairros Itaici e Jardim Brasil, além de contribuir para a segurança hídrica de toda a cidade de Indaiatuba.

No bairro Santa Dulce, está em construção um novo reservatório (5 milhões de litros) e o reservatório do bairro Altos de Bela Vista está sendo substituído por um mais novo e eficiente (325 mil litros). Na conclusão de todas essas obras, serão mais 12,8 milhões de litros em capacidade de armazenamento de água tratada.

Além disso, a autarquia atuou na revitalização e desassoreamento de diversos corpos de água espalhados pelo território municipal. Na represa do rio Capivari-Mirim, no Parque do Mirim, estão sendo removidos 22 mil m³ de sedimentos, obra que aumenta a capacidade de reservação da represa. O córrego Barnabé (primeiro lago e margens entre a Av. Ário barnabé e Rodovia SP-75), córrego Batatinha e lago Jd. Europa também passaram por desassoreamento. Não obstante, foram formados novos lagos no Parque Ecológico Veneza (Jd. Moriyama) e no ginásio Rei Pelé.

As obras de setorização realizadas no Jd. Morada do Sol e na região central da cidade foram um grande avanço na direção da eficiência na gestão dos recursos hídricos. O investimento consiste na divisão da cidade em distritos de medição, facilitando a identificação e reparo de vazamentos subterrâneos. Concomitantemente a esse processo, são substituídas redes antigas por tubulações mais modernas e duradouras.

Com o desenvolvimento da ETA VI e a substituição e instalação de novas adutoras, o sistema de captação de água está sendo fortalecido, aumentando a segurança e disponibilidade hídrica do município.

No que tange o setor de esgotos, as obras do interceptor da margem esquerda do rio Jundiaí, com Ordem de Serviço emitida em novembro de 2024, significam um grande passo para a universalização da coleta de efluentes gerados na zona urbana de Indaiatuba.

Em 2024, o Estado de São Paulo enfrentou uma severa estiagem, com diversas cidades decretando crise hídrica. Em Indaiatuba, graças aos investimentos assertivos e estratégicos do Saae nas últimas décadas, esse cenário pôde ser superado sem grandes prejuízos para a população – uma rara exceção entre as cidades do interior paulista. A robusta rede de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de águas da autarquia se provou, mais uma vez, resiliente e preparada para atender a população mesmo em momentos de estresse hídrico.

 

Museu da Água e o Parque do Mirim

O Museu da Água recebeu mais de 27 mil visitantes entre janeiro e outubro, sendo 3.209 crianças divididas em 103 escolas, 16 eventos realizados no Auditório com 478 participantes e 23 excursões somando 665 pessoas. Ainda, registrou a visita de 431 animais de estimação (pets).

O Parque do Mirim, no mesmo período, recebeu mais de 420 mil visitantes e aproximadamente 140 mil veículos, incluindo escolas, APAE, CRAS e lar de idosos; além de sediar eventos como triatlos, corridas e caminhadas.

 

Atendimento e inclusão social

O Saae acredita que o atendimento à população é vital para entender suas necessidades e demandas. Por isso, somando todas as plataformas de contato da autarquia com o público, foram registrados mais de 200 mil atendimentos.

Foram realizados mais de 46 mil atendimentos presenciais no Escritório Central do Saae, mais 70 mil ligações atendidas através da plataforma CAT- 0800, mais de 10 mil atendimentos pelo WhatsApp, mais de 8 mil emails respondidos pelo “Fale Conosco” e mais de 2 mil atendimentos pelo sistema da Prefeitura (SISCOM).

Os atendentes abriram mais de 28 mil Ordens de Serviço (OS), tendo como ocorrências mais frequentes a desobstrução de esgotos, troca de registro, pedidos de novas ligações de água e consertos de vazamentos, realizada pela equipe de funcionários do departamento de Obras.

Nas redes sociais, somando dados do Facebook e Instagram, foram 270,2 mil visualizações, aproximadamente 1 milhão de pessoas alcançadas, 10 mil interações com o conteúdo (soma de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos), 20 mil seguidores e 28,1 mil visitas. Os dados compreendem o período entre janeiro e novembro de 2024.

Com o Programa Tarifa Social implantado em 2019, a autarquia garante descontos de 25% a 50% para 562 famílias em vulnerabilidade socioeconômica. O Saae também isenta 233 famílias do pagamento da conta de água, por motivo de doenças graves que se enquadram na Lei nº 4754/2005. O Saae se mantém como uma das autarquias municipais mais bem avaliadas no programa “Acertar”, do Ministério das Cidades, reforçando sua dedicação à excelência operacional e à satisfação do usuário.

Em oito anos a autarquia construiu sete reservatórios, oito adutoras e mais de 21 bairros contam com sistema de esgotamento sanitário. Neste período, foram mais de 28 km de redes antigas de abastecimento de água substituídas. Referente à rede de esgoto, 100% do que é coletado recebe tratamento. De 2017 até 2024 foram mais de 300 litros de água tratada por segundo.

 

“Todo o avanço na parte de abastecimento da cidade se deve a um planejamento muito bem estruturado. Estive à frente do Saae e sei de todo o trabalho que é desenvolvido, tive a oportunidade de participar ativamente tanto  como superintendente e há oito anos como prefeito nas estratégias, investimentos e planejamentos para que aumentasse a oferta de água e a capacidade de reservação de água, e também  a modernização  de equipamentos e do sistema de tratamento de água e esgoto do município. Indaiatuba cresceu e o Saae acompanhou esse crescimento com muito investimento para que pudéssemos ter alta eficácia no serviço prestado à população.  É por todo esse cuidado que Indaiatuba é uma cidade privilegiada e não tem problemas com falta de água como vemos nos municípios vizinhos”, relata o prefeito Nilson Gaspar.

 

Confira abaixo os destaques do Serviço de Água e Esgoto (Saae) na gestão do prefeito Nilson Gaspar:

 

2017

Construção Reservatório do Regente: construído um novo reservatório no Centro de Reservação (CR) no Jardim Regente, com capacidade para armazenar 1,2 milhões de litros de água.

 

Implantação adutora do CR Regente: São 2,38 quilômetros de tubulação que interliga entre a Estação de Tratamento de Água (ETA I) ao Centro de Reservação do Jardim Regente;

 

Construção Reservatório do CR Buru: reservatório do Buru, com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água, recebe água da Estação de Tratamento de Água do Pimenta – ETA III. Atende o Parque Campo Bonito e região.

 

Adutora da avenida Ário Barnabé – CR Morada do Sol: o Saae concluiu a substituição de 360 metros da rede da avenida Ário Barnabé, que estava com problemas constantes de vazamentos, por tubulações novas.

 

Adutora CR Maria Dulce: O Saae concluiu uma nova adutora na região do Parque Ecológico, na altura da rua João Amstalden. Com cerca de 1.400 metros de extensão. 

 

Adutora Jardim Marina: A instalação de 400 metros de novas tubulações da adutora que abastece o reservatório do Jardim Marina. Ação visa diminuir as perdas, minimizando os vazamentos.

 

Sistema de Esgotamento Sanitário da Zona Norte: A obra do sistema de coleta e afastamento de esgoto da região norte do município foi concluída. A rede coletora de esgoto, que beneficiou os imóveis de 20 bairros da zona norte, atendendo a 2.011 imóveis. Foi construída sem custo ao usuário, com recursos do Reágua (Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas).

 

Recapeamento da Estrada do Fogueteiro e rua João de Barro: A obra recebeu recursos no valor de R$ 468 mil. No total foram recuperados 2,2 quilômetros de asfalto nas vias que atendem bairros da Zona Norte da cidade.

 

Desassoreamento Colinas de Indaiatuba: formado pelo córrego do Brejão, onde a obra de urbanização está em andamento. Quando terminado o local será um lindo parque para o lazer dos moradores da região.

 

Substituição de redes antigas de abastecimento de água: substituição de 17 km de redes antigas com mão de obra própria do Saae, na região Central, na rua Oswaldo Cruz, no trecho entre as avenidas Kennedy e Itororó.

 

2018

Ampliação da ETA III (50%): ampliação da Estação de Tratamento de Água do Pimenta – ETA III, com a construção de mais um módulo para tratar mais 150 litros de água por segundo, aumentando de 300 para 450 litros por segundo. Isso significa um acréscimo de 50% na oferta de água tratada distribuída pela estação, que atende a zona sul da cidade.

 

Infraestrutura do Parque Ecológico do Mirim (Barragem pronta): construção do Parque Ecológico do Mirim “Romeu Zerbini”. As áreas de convívio têm quiosques, academia para a terceira idade, fonte interativa, playground, deques de pesca, mirante, quadra de futebol society e de areia. Painéis educativos, com informações sobre a fauna e a flora, entre outros assuntos relacionados ao meio ambiente.

 

Reforma do reservatório elevado do CR Morada do Sol: recuperação, impermeabilização e pintura externa do reservatório elevado do Centro de Reservação (CR) Morada do Sol, que está em funcionamento há 23 anos.

 

Elevatória de Esgoto da Zona Norte: construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), que atende os bairros Recreio Campestre Internacional de Viracopos, Aldrovandi e adjacências, bombeando o esgoto para a ETE Mário Araldo Candello, no Distrito Industrial Vitória Rossi Martini.

 

Desassoreamento Córrego Barnabé: retirada do excesso de vegetação, limpeza e aprofundamento do leito em dois trechos: no cruzamento da av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé com a rua Lourenço Rossi, no Jardim Morada do Sol e no lago localizado em frente à Prefeitura Municipal, no Jardim Esplanada.

 

2019

Substituição de redes antigas no Centro e Cidade Nova – 11 km – 2º Etapa: setorização e substituição de 11 km, através do Método Não Destrutivo (MND), nos bairros Cidade Nova I, Vila Areal, Vila Georgina, Vila Sfeir, Vila Vitória e Vila Nossa da Candelária. A setorização e substituição são necessárias, pois a área possui uma rede de distribuição de água muito antiga, em fibrocimento e com muitas ocorrências de vazamentos.

 

Emissário de Esgoto do Shanadu: implantação de emissário no Lagos do Shanadu, que coletará o esgoto do condomínio e de toda a região no entorno.

 

Adutora do Jardim América: construção de 3,2 quilômetros de rede para reforçar o abastecimento do Reservatório do Jardim América e melhorar a distribuição de água tratada nos bairros Moacir Arruda, Castelo Branco, Itaici e adjacências.

 

Implantação de emissário de esgotos e adutora no Dimpe II (Distrito Industrial de Micro e Pequena Empresa). 2.128 metros de redes de distribuição interligadas à uma nova adutora de 1.200 metros que será abastecida pelos reservatórios do CR ETA III – Distrito Industrial Recreio Campestre Joia, e 2.142 metros de rede coletora de esgoto que será interligada ao interceptor de esgotos da margem direita do rio Jundiaí, construído em 2015.

 

Programa de Recuperação de Nascentes: Atingiu a meta de 60 nascentes com serviços contínuos de preservação, recuperação e manutenção periódica nas nascentes do programa e orientação ao proprietário rural quanto às boas práticas de uso e de manejo das Áreas de Preservação Permanente (APP).

 

Desassoreamento Parque das Frutas: desassoreamento dos lagos formados pelo Córrego São Lourenço no Parque das Frutas. Foram aprofundados em 3 metros em 1 quilômetro de extensão, onde se formam os lagos, do parque.

 

2020

Ampliação e Adequação da ETE Mário Araldo Candelo:  ampliação e adequação da ETE garantirá o tratamento de 100% de todo esgoto coletado no município, contribuindo para a despoluição dos rios Jundiaí e Tietê. Localizada no Distrito Industrial Vitória Martini, em uma área de 310 mil m², a ETE utiliza um processo de tratamento que é um dos mais modernos do país, baseado em lodos ativados por aeração prolongada de ar difuso.

 

Ampliação da Estação de Tratamento de Água de Reuso: Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR), foi ampliada e modernizada, contando agora com membranas ultra filtrantes que melhoram a qualidade da agua de reuso

 

Desassoreamento Chácaras Areal: limpeza e desassoreamento do lago do Bela Vista, no bairro Chácaras Areal, afluente do córrego do Barnabé. A limpeza foi realizada em toda área do lago, e o desassoreamento entre a cerâmica Santa Clara e o Condomínio Horizontown, onde o lago foi aprofundado entre 2,5 e 3 metros.

 

Desassoreamento Parque Indaiá: feita a limpeza e desassoreamento do córrego Lagoa Preta, localizado no Parque Indaiá, um afluente do córrego Barnabé. Foram limpos aproximadamente 100 metros do córrego que será aprofundado em até 2 metros.

 

Desassoreamento córrego Barnabé: limpeza e aprofundamento do primeiro lago do Parque Ecológico, com a retirada de 1,5 mil caminhões de lama e o aumento da profundidade para dois metros. A lagoa se encontrava com 20 centímetros de profundidade.

 

Substituição de redes antigas no Centro e Cidade Nova – 4,8 km – 3º Etapa: Foram substituídos 4,8 km de redes em PEAD (tubos altamente resistentes a impactos) e refeitos 530 ramais, garantindo assim total confiabilidade nas instalações. O investimento do desta 3ª fase foi de R$1,8 milhão.

 

Substituição de redes antigas no Bairro Itaici: substituição de todas as redes antigas do bairro, por MND (Método Não Destrutivo), por se tratarem de tubulações muito antigas e que possuem diâmetros reduzidos.

 

2021

Novo sistema de captação do rio Capivari-Mirim: nova captação de água bruta composta por três conjuntos moto-bombas anfíbios e uma nova adutora de água bruta, paralela à já existente, com 600 mm de diâmetro, 5 km de extensão em tubo de ferro dúctil. A obra irá aumentar a quantidade de água bruta que será transportada para tratamento na ETA I. A implantação da adutora será feita em etapas.

 

Adutora no Altos da Bela Vista: A adutora de 250 mm, possui aproximadamente 3,9 km de extensão e interliga os Centros de Reservação do Mato Dentro e do Bela Vista.

 

Adutora de captação água bruta – Cupini/ETA-I: Nova adutora que vai interligar a captação do Cupini/Morungaba, localizada no Museu da Água, com a Estação de Tratamento da Vila Avaí (ETA I). Extensão de 4,2km. Tubos de 450mm em ferro fundido.

 

Reforma do reservatório elevado CR Morada do Sol: O reservatório, inaugurado em 1993, é de concreto armado e tem capacidade para armazenar 500 m³ de água tratada. Dentre as melhorias, foram realizados o tratamento das juntas de concreto, reparos de micros vazamentos, reparo das fissuras e impermeabilização interna.

 

Substituição de redes antigas por MND Cidade Nova e Vila Georgina 5,5 km – 4º Etapa. Redes já finalizadas. Finalizando instalações de ramais prediais (602 unidades). Somando-se todas as fases, perfazem total de 27,9 km. Bairros atendidos nas 4 etapas: Região Central, Cidade Nova I, Vila Georgina, Vila Vitória, Jardim Rossignatti, Vila Almeida, Jardim Pau Preto e Vila Nossa da Candelária.

 

Desassoreamento Segundo Lago Parque Ecológico:  A foi executada próximo ao Chafariz, em um trecho de 256 metros de comprimento, onde será aprofundado dois metros, em média, limite determinado pelo leito rochoso que compõe o fundo da lagoa.

 

Inauguração do Museu do Mirim: Local para conhecer a história da Barragem do rio Capivari-Mirim, do Sistema de Saneamento de Indaiatuba e passear pela trajetória de mais de 50 anos da existência da Autarquia, por meio de Totens, vídeos e da Expografia.

 

 

2022

 

Desassoreamento Primeiro Lago Parque Ecológico: Localizado próximo a rotatória do Parque Ecológico, que dá acesso a alameda José Amstalden, com a limpeza de todo o canal. Aumentou a profundidade do lago, em cerca de dois metros e meio, o necessário para atingir a laje do fundo, garantindo maior volume de água.

 

Implantação da nova adutora de captação água bruta (rio Capivari-Mirim – ETA-I): Nova adutora que interliga a captação do Cupini, localizado no Museu da Água, com a Estação de Tratamento da Vila Avaí (ETAI). Foram utilizados tubos de 450mm de diâmetro em ferro fundido para a execução da adutora, com uma extensão de 4,2 quilômetros.

 

Desassoreamento: O desassoreamento dos lagos existentes no Parque Ecológico formados pelo Córrego do Barnabé é um trabalho continuo. Este ano serviço foi realizado em dois pontos, primeiro ponto próximo ao Chafariz, em um trecho de 256 metros de comprimento e um segundo no trecho próximo a UPA, no Jardim Morada do Sol, ambos foram aprofundados em 2 metros limite imposto pelo leito rochoso. Também foram realizados os desassoreamentos do lago das Chácaras Areal, de trechos do córrego Barnabé e da Lagoa Preta no Parque Residencial Indaiá.

 

Recreio Campestre Joia: revitalização de uma área verde localizada no Distrito Industrial Recreio Campestre Joia. A ação faz parte do Programa de Recuperação de Nascentes e fará o desassoreamento do lago existente, a limpeza do entorno e o plantio de espécies nativas que criarão o ambiente ideal para garantir a manutenção da nascente presente no local.

 

Parque do Buru. O Saae realizou o desassoreamento do lago do Córrego do Buru, onde foi implantado o Parque Ecológico do Buru, na região do Parque Campo Bonito. A obra, em uma área de aproximadamente 30 mil m², foi realizada pela Prefeitura de Indaiatuba, que fez a urbanização do espaço. 

 

2023

Implantação de emissário Elevado: 1 km de emissário no Parque Ecológico (trecho entre o cruzamento da rua Albina Brizola Ulistka e Av. Engº Fábio Roberto Barnabé (elevado) até as proximidades do Parque das Crianças.

 

Substituição de rede de esgoto: substituição de 1 km de rede antiga de coleta de esgotos no bairro Mato Dentro, onde fica o Residencial Céu Azul. A iniciativa visa aprimorar o sistema de esgotamento sanitário e também eliminar possíveis situações de rompimentos, comuns em redes antigas.

 

Implantação de esgotamento sanitário no Vale do Sol: A obra inclui a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto, Rede coletora e ligações e a Linha de Recalque — rede de bombeamento do esgoto – que compreende a extensão de 5.501 metros e 200 mm de diâmetro. Implantado através de PCM.

 

Reforma do reservatório do Jd. Marina: reforma e impermeabilização do reservatório do Jd. Marina através de geomembrana de PVC. Com capacidade para armazenar 470 metros cúbicos de água, o reservatório é alimentado pela Estação de Tratamento de Água (ETA III), localizada no bairro Pimenta e abastece os bairros do entorno.

 

2024

 

Reservatório do Tombadouro: Construído na Estrada José Costa Mesquita, com capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água tratada.

 

ANDAMENTO

Barragem do Ribeirão Piraí: Represa do Ribeirão Piraí – através do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (Conirpi). Obra terá 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d´água de 1,3 km² e capacidade para armazenar 9 bilhões de litros de água e vai garantir a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva.

 

Estação de Tratamento de Água (ETA VI): Localizada no Bairro Tombadouro a ETA VI, vai contar com sistemas modernos de captação, adução, pré-tratamento, tratamento e reservação, para 150 litros por segundos, mas já com capacidade para ser ampliada, em uma outra etapa, para 300 L/s.

 

Reservatório ETA VI – Além da ETA, está prevista a construção de um reservatório com capacidade para armazenar 1 milhão de litros; 

 

Reservatório Itaici: Localizado na av. Cel Antonio Estanislau do Amaral próximo a ferrovia, com 2 milhões de litros de água tratada;

 

Reservatório Santa Dulce: Está em construção um novo reservatório (5 milhões de litros).

 

Reservatório Altos da Bela Vista: Está  sendo substituído por um mais novo e eficiente (325 mil litros).

 

 

Reservatório Santa Maria: Localizado na Rodovia Lix da Cunha, terá capacidade para armazenar 1,5 milhão de litros de água tratada. Totalizando uma capacidade de reservação de 7,5 milhões de litros de água tratada, ampliando a segurança hídrica para essa região;

 

Substituição de rede antiga na Avenida José Amstalden: Troca de cerca de 600 metros de uma adutora na Alameda José Amstalden. Foco minimizar os vazamentos e combater as perdas de água tratada na rede de distribuição, aumentando a eficiência do serviço e diminuindo as interrupções de abastecimento.

 

Reforma do Reservatório Jardim Marina: reforma do reservatório elevado do Jardim Marina, que armazena 470 mil litros de água tratada. A reforma incluiu limpeza e colocação de uma manta geotêxtil de geomembrana de PVC para impermeabilização da parte interna.

 

Setorização da área central – 5ª Etapa: verba FEHIDRO e Saae. Em andamento, 5ª etapa de substituição de redes antigas e setorização dos bairros do Centro, Cidade Nova I e Vila Georgina. Verba a fundo perdido do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) com contrapartida do Saae.

Com informações: Assessoria-SAAE

Foto-Matheus-Kleim

Adicionar aos favoritos o Link permanente.