Cia. Juntaostrem apresenta “A Besta Fera dos Cabelo Negro”

Segunda montagem da Cia. Juntaostrem apresenta o medo como mote e traz o Congado com pano de fundo

“A Besta Fera dos Cabelo Negro”, mais recente montagem da Cia. JuntaosTrem de Teatro, entra em cena com três apresentações neste dezembro de 2024. Assim, a peça – que tem, como tema central, o medo – terá sessão neste sábado, 14 de dezembro, às 16h, no Centro Cultural Zilah Sposito. Haverá, ainda, outra apresentação na quarta, dia 18, às 19h, no Centro Cultural São Geraldo. E na quinta, 19, no Centro Cultural Usina de Cultura. De acordo com Marina Galeri, escritora e diretora da peça, a narrativa se vale de uma linguagem popular, que valoriza a cultura mineira. Da mesma forma, enaltece a cultura afrodescendente por meio dos elementos do congado.

Além do espetáculo, a Cia. Juntaostrem também oferece três oficinas gratuitas em quatro centros culturais diferentes – uma delas, voltada para idosos. Essa, aliás, culminará em uma cena curta, a ser apresentada no próprio centro cultural, aberta ao público. Vale lembrar que as três apresentações de “A Besta Fera dos Cabelo Negro” têm entrada é gratuita. Os ingressos estarão disponíveis nos locais de apresentação. A classificação é livre.

Reflexão sobre o medo

“A Besta Fera dos Cabelo Negro” é a segunda montagem da Cia. Juntaostrem. “Através de bom humor e uma história cativante de um viajante, o espetáculo traz a reflexão sobre como o medo pode nos impulsionar ou nos aprisionar”, revela Marina Galeri. A cena mostra um viajante que busca o medo, e acaba por se deparar com situações que provocam este sentimento. “À medida em que o viajante encontra com algumas figuras, o público vai se reconhecendo nas situações: o medo de ficar sozinho, o medo de ser feliz, o medo da morte, o encontro com a fé e a coragem, o ir com medo mesmo”, prossegue Marina.

Mineiridade em cena

Uma característica da Cia. Juntaostrem é a exaltação do que é de Minas Gerais. “Toda a história vem embebida de muita mineiridade. Ou seja, exaltando a nossa rica cultura por meio do linguajar, da tradição, da oralidade e dos ‘causos’, bem como do sincretismo cultural e religioso. E, ainda, de elementos do congado mineiro”, conta Marina Linhares co-fundadora da cia e atriz do espetáculo.

O ator e preparador corporal Gladyson Luiz observa que a fé e o culto aos ancestrais vem resistindo ao longo do tempo. “E, hoje, o Congado é uma das manifestações culturais mais fortes aqui, de Minas”. Já o ator Bén Johnson Pereira salienta o fato de ver o congado voltando à sua vida após 20 anos. “Em diversas vezes vi minha avó sendo coroada como Rainha, meu irmão pagando promessa e usando as vestes. Nesta peça, o nosso corpo se movimenta sobre as ondas do tambor, sobre os nossos medos, nossas inconstâncias… E trabalhar isso no outro é tão profundo que chega a ser um universo que não tem limite”.

Montagem

A montagem, que tem duração de aproximadamente de 45’, conta com outros quatro atores no palco, além dos já citados Bén Johnson Pereira e Glaydson Luiz. São eles: Júnior Dias, Marina Linhares, Raphael Breno e Rogério Alves. Marina Galeri lembra que o texto foi escrito há 12 anos, e é baseado num conto dela, de 2012.

Sobre a Cia, Juntaostrem

Idealizada por Marina Galeri e Marina Linhares, a Cia Juntaostrem surgiu durante a pandemia com a proposta de valorizar a cultura mineira. Durante o isolamento, as duas escreveram a peça “Ô de casa! Uma peça-áudio-interativa”, com o objetivo de proporcionar acessibilidade às pessoas idosas e com deficiência visual. Isso, claro, sem excluir outros públicos. Os atores que integram o grupo são oriundos da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, instituição pública da Prefeitura de Belo Horizonte

Serviço

“A Besta Fera dos Cabelo Negro”, da Cia Juntaostrem

Apresentações

Data: 14 de dezembro, sábado, às 16h
Onde. Centro Cultural Zilah Sposito (R. Carnaúba, 286 – Zilah Sposito)
Ingressos: Gratuitos, com retirada na bilheteria do Centro Cultural

Data: 18 de dezembro, quarta-feira, às 19h
Onde. Centro Cultural São Geraldo (R. Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo)
Ingressos: Gratuitos, com retirada na bilheteria do Centro Cultural

Data: 19 de dezembro, quinta-feira, às 19h
Onde. Centro Cultural Usina de Cultura (R. Dom Cabral, 765 – Ipiranga)
Ingressos: Gratuitos, com retirada na bilheteria do Centro Cultural

The post Cia. Juntaostrem apresenta “A Besta Fera dos Cabelo Negro” appeared first on Culturadoria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.