Contrato operacional do Trem Rio-Minas é assinado em Brasília

TremRioMinas Divulgacao OSCIP Amigos do Trem 3

Foi assinado, na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília, na tarde da última quarta-feira (11), um contrato operacional da linha férrea Rio-Minas. O projeto ligará as cidades de Três Rios (RJ) e Sapucaia (RJ), passando por Chiador, na Zona da Mata mineira, com um trecho total de 36 quilômetros. 

O secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, reforçou na cerimônia de assinatura do documento que a operação de cargas também será mantida, mas que a nova linha dá a oportunidade para o projeto de um trem turístico. 

A linha férrea já existia, porém estava em desuso e necessitando de reforma. Com a assinatura do contrato, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) fará um investimento de R$ 36 milhões para a reforma e manutenção da linha. “Um projeto como esse significa geração de emprego e arrecadação para esses municípios. Estamos falando da indução de desenvolvimento para toda a região”, disse o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro. 

TremRioMinas Divulgacao OSCIP Amigos do Trem 2
(Foto: Divulgação OSCIP Amigos do Trem)

A ferrovia 

A rota original do projeto tem extensão total de 168km percorrendo oito cidades entre os dois estados: Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, e  Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais. O uso para fins turísticos da linha férrea, que começa em Três Rios, passa por Chiador e termina em Sapucaia, pode acabar resultando em um impacto positivo na economia local.

TremRioMinas Divulgacao OSCIP Amigos do Trem 8
(Foto: Divulgação OSCIP Amigos do Trem)

O projeto do Trem Turístico Rio-Minas conta com seis locomotivas e 15 carros de passageiros, com capacidade de levar 837 turistas por viagem, 73 em cada carro. As viagens devem acontecer durante os finais de semana, feriados e datas comemorativas, sendo realizadas duas por dia. O preço da passagem ainda não foi divulgado. O projeto conta com a parceria das prefeituras da região e o apoio da ANTT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Governo federal. 

Segundo a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Amigos do Trem, o projeto Trem Rio-Minas encontra-se na fase final de implantação e a assinatura do Contrato Operacional Específico (COE), assinado nesta quarta-feira em colaboração com a concessionária, era crucial para esta fase do projeto.

O post Contrato operacional do Trem Rio-Minas é assinado em Brasília apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.