Governador Romeu Zema já avalia a transferência de empresas estaduais para a União

Plenário aprova reajuste para o governador de Minas Gerais

Tão logo o Senado aprovou o projeto de lei que cria um regime de negociação das dívidas dos estados com a União, o governador Romeu Zema admitiu a possibilidade de transferir ativos do estado para a União para amortizar a dívida. Neste caso, em vez de privatizar, ele deve colocar no pacote a Cemig, a Copasa e a Codemig. Em vez de irem para a iniciativa privada, passarão para o controle da União. A questão é avaliar o quanto vão amortizar a dívida. Hoje, a Codemig tem o maior valor.
O projeto aprovado, e que vai para sanção do presidente Lula, foi apresentado pelo senador Rodrigo Pacheco, em meados deste ano, quando os estados estavam em dificuldades para pagar suas dívidas com a União. Em princípio, o governador de Minas trabalhou pela privatização das empresas públicas, mas, diante de manifestação da opinião pública e da Assembleia Legislativa, rejeitando tal possibilidade, ele apoiou o projeto de Pacheco, que teve também o aval do presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Tadeu Leite (MDB).

O post Governador Romeu Zema já avalia a transferência de empresas estaduais para a União apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.