INSS garante ter resolvido falha na Agência Riachuelo

associações INSS

Após reclamações de usuários sobre problemas no atendimento na Agência Riachuelo do INSS, situada na Avenida dos Andradas, região central de Juiz de Fora, a Superintendência Regional do INSS admitiu falha em um equipamento, que deixou os sistemas inoperantes na semana passada. “A equipe de manutenção foi acionada, e a situação se encontra normalizada”, garantiu o órgão, na última terça-feira (17).

A Tribuna recebeu informações de que a situação teria causado muito transtorno, porque mesmo pessoas com atendimentos agendados tiveram que voltar para casa, e muitas delas perderam a viagem, pois seriam residentes de outros municípios da região. “Na semana passada, a rede da Agência Riachuelo foi impactada por um problema técnico”, explicou o INSS, acrescentando que as perícias médicas e os serviços administrativos que estavam agendados e não foram realizados foram remarcados para a data mais próxima.

Neste fim de ano, as unidades do INSS irão funcionar especialmente até às 14h nos dias 24 e 31 de dezembro e estarão fechadas nos feriados nacionais dos dias 25 (Natal) e 1º de janeiro (ano novo). O atendimento permanece normal nas demais datas.

INSS afirma fazer mutirões para agilizar pedidos

A Tribuna também recebeu denúncias sobre a demora do INSS para concluir análises relacionadas a perícias, pagamentos de resíduos de benefícios, acertos de vínculos e remunerações.

Com relação à demora na conclusão das tarefas, o INSS afirma que tem adotado medidas para agilizar a análise dos pedidos. Uma delas é a digitalização dos processos, permitindo que atestados médicos sejam enviados on-line (Atestmed). Mutirões de atendimento também têm sido realizados com o intuito de acelerar a análise de pedidos acumulados.

Ainda conforme a Superintendência Regional, o INSS está contratando novos servidores, viabilizando o “reforço do quadro de pessoal para atender a demanda e a realocação de servidores para as áreas mais críticas”.

Outra iniciativa é a simplificação de procedimentos: “Redução da burocracia e exigência de menos documentos para facilitar a concessão de benefícios.” Ainda buscando a redução dos prazos, a meta do INSS é analisar pedidos em até 30 dias, para casos administrativos, e em até 45 dias, para os casos que exigem perícia médica. “A prorrogação do programa de enfrentamento à fila, até o final de 2024, reflete o esforço contínuo para reduzir esses números.”

 

O post INSS garante ter resolvido falha na Agência Riachuelo apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.