Governo Tarcísio diz ser impossível cumprir decisão do STF sobre câmeras da PM

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Celso Silva/Governo do Estado de SP

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ser impossível cumprir integralmente a determinação do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, sobre o uso obrigatório de câmeras corporais pela Polícia Miliar de São Paulo.

Na petição protocolada nesta quarta-feira (18), o governo paulista disse não ter condições materiais para atender a ordem e pediu ao STF que a Polícia Militar possa priorizar o uso de câmeras corporais em grandes operações.

Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o uso obrigatório dos equipamentos “em todas as operações policiais” levará a “clara impossibilidade material e operacional de cumprimento”.

A gestão paulista argumentou que o termo “operação policial” é muito vago e engloba ações de rotina da PM.

Câmera corporal em uniforme de policial militar do Estado de São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

“Para se ter dimensão da amplitude do termo, até 30 de novembro, foram realizadas mais de 484 mil operações policial-militares em 2024 no estado de São Paulo. Apenas no mês de novembro, foram realizadas mais de 43 mil Operações Policiais”, disse o governo.

A PGE destacou que, diante das 484 mil operações entre janeiro e novembro deste ano, seria impossível atender à decisão, já que o Estado dispõe atualmente de apenas 10.125 câmeras corporais.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
Adicionar aos favoritos o Link permanente.