SpaceX e startup fazem acordo de olho em sucessora da Estação Espacial Internacional

A Vast Space, uma startup aeroespacial fundada pelo ex-magnata das criptomoedas Jed McCaleb, contratou a SpaceX para lançar duas missões privadas de astronautas para a Estação Espacial Internacional (EEI), como parte de seus planos de comercializar a órbita da Terra.

O acordo, anunciado na quinta-feira (19), está condicionado à vitória da Vast em uma licitação para participar de um programa da NASA que promove o envio de astronautas privados para o laboratório de pesquisa em órbita. Desde 2019, a NASA permitiu que empresas enviassem equipes civis para a EEI, ajudando essas empresas a entender melhor os custos e desafios de operar estações espaciais.

A Vast está entre várias empresas que competem para dar início a um futuro em que humanos vivam e trabalhem em estações espaciais comerciais.

Se escolhida, a Vast utilizaria o foguete Falcon 9 e a cápsula Dragon da SpaceX para lançar a quinta e a sexta dessas missões habilitadas pela NASA, segundo a Vast.

Até agora, a rival da Vast, Axiom Space, lançou três missões privadas de astronautas para a EEI em voos do Dragon da SpaceX, com planos de realizar uma quarta em 2025.

A seleção pela NASA marcaria uma parceria significativa com a agência espacial, em um momento no qual a Vast compete com empresas como a Axiom e a Blue Origin, apoiada por Jeff Bezos, para desenvolver uma sucessora da Estação Espacial Internacional — que deve ser aposentada em 2030.

Em outubro, a Vast revelou planos para um hub orbital chamado Haven-2, um laboratório especializado em baixa órbita terrestre que competirá com outros projetos enquanto a NASA escolhe os finalistas para os sucessores da EEI em 2026.

O anúncio de quinta-feira é o mais recente em uma série de parcerias que a Vast mantém com a SpaceX de Elon Musk, que também lançará a primeira estação espacial comercial da Vast, chamada Haven-1, não antes de agosto de 2025.

A SpaceX e a Vast também planejam lançar uma equipe para visitar a Haven-1 assim que a espaçonave estiver em órbita. Além disso, a Haven-1 contará com conexão à internet habilitada pelo Starlink, o serviço de internet via satélite da SpaceX.

The post SpaceX e startup fazem acordo de olho em sucessora da Estação Espacial Internacional appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.