Pega no bafômetro? Detran-GO faz alerta sobre a presença de álcool em panetones

Após a polêmica gerada nas redes sociais sobre a presença de álcool em algumas marcas de pão de forma, o Detran de Goiás fez um alerta dizendo que os panetones natalinos também podem ativar o bafômetro, indicando a presença de álcool no organismo.

Em um vídeo bem-humorado, o órgão esclareceu a situação e ofereceu orientações sobre o que fazer caso um motorista seja abordado sob a Lei Seca.

O teste realizado pelo Detran-GO demonstrou que, após a ingestão de fatias de panetone, é possível que o bafômetro indique a presença de álcool. No entanto, o órgão enfatizou que esse resultado se deve a resíduos bucais e não reflete a presença de álcool nos pulmões.

Apesar da possibilidade de penalidades, como a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a intenção da demonstração foi puramente educativa, segundo Waldir Soares de Oliveira, presidente do Detran-GO.

O álcool encontrado no panetone pode ser atribuído a diversos fatores durante o processo de fabricação. A fermentação natural da massa gera pequenas quantidades de álcool como subproduto, embora a maior parte evapore durante o cozimento.

Além disso, aromatizantes e essências alcoólicas, bem como frutas embebidas em licores, podem deixar vestígios de álcool no produto final.

A presença de álcool em pães e panetones não é uma novidade. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) já havia alertado para teores elevados de álcool em algumas marcas de pão de forma, que, se seguissem a legislação de bebidas, seriam consideradas alcoólicas.

Seis marcas populares, como Bauducco e Wickbold, apresentaram teores que superam o limite de 0,5% para serem classificadas como não alcoólicas.

O Detran-GO recomenda que, caso um motorista consuma panetone ou pão de forma e seja abordado, ele deve beber água e aguardar cerca de três minutos antes de repetir o teste.

The post Pega no bafômetro? Detran-GO faz alerta sobre a presença de álcool em panetones appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.