AGU aponta impacto de fake news sobre Galípolo no dólar e solicita investigação da PF

A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou a Polícia Federal na última quarta-feira (18) para investigar postagens falsas publicadas em redes sociais sobre o próximo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

A AGU enviou ofícios à Polícia Federal e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para apurar possíveis infrações no mercado financeiro, relacionadas a postagens fraudulentas atribuídas a Galípolo.

As postagens, disseminadas por um perfil suspeito na rede social “X”, continham declarações falsas sobre a política monetária do país e o papel do BC. De acordo com a AGU, essas publicações provocaram flutuações significativas na cotação do dólar.

A ação da AGU foi coordenada pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), a partir de uma solicitação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).

O perfil, que conta com cerca de 3.500 seguidores, alegava que Galípolo teria feito declarações sobre uma moeda dos Brics e sobre o impacto da alta do dólar, afirmando que ela seria “artificial”.

Em outra postagem, o autor também afirmou que o futuro presidente do BC não demonstrava preocupação com a desvalorização do real e que visava levar a moeda americana de volta à cotação de R$ 5,00 até 2025.

• LEIA TAMBÉM: Mulher sofre estupro e tentativa de feminicídio em Jaraguá do Sul; suspeito é preso

Essas informações rapidamente se espalharam por redes sociais e grupos do mercado financeiro, chegando ao BC, que logo refutou as alegações. Na ocasião, Galípolo estava em Brasília, sem eventos agendados que justificassem tais declarações.

O momento coincidiu com uma alta do dólar, que chegou a R$ 6,20, e com a expectativa da divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. No ofício enviado, a PNDD destacou os riscos da desinformação ao afetar a percepção do mercado e prejudicar as políticas públicas de estabilização cambial. A AGU ressaltou que o impacto imediato foi uma queda nas negociações de valores mobiliários, evidenciando o potencial nocivo de boatos para a economia.

O post AGU aponta impacto de fake news sobre Galípolo no dólar e solicita investigação da PF apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.