Só 21% do público-alvo tomou vacina contra gripe; cidades fazem mutirões

Vacinação contra gripe. Foto: Reprodução

Quase um mês após o início da imunização contra a gripe no Brasil, apenas 21% do público-alvo recebeu a vacina. Segundo informações do Ministério da Saúde, pouco mais de 14 milhões de pessoas foram vacinadas. O objetivo é imunizar 75 milhões de brasileiros.

Os estados com as menores taxas de vacinação são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal, onde a cobertura vacinal não ultrapassa os 17%.

Devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país, o ministério decidiu antecipar a campanha anual, que geralmente ocorre entre abril e maio. A vacina também está disponível em clínicas particulares para aqueles que desejam se imunizar e não fazem parte do grupo prioritário.

Grupos prioritários. Foto: Divulgação/ Prefeitura do RJ

Oficialmente, a imunização nacional teve início em 25 de março, mas em algumas regiões a vacinação começou ainda antes, conforme a disponibilidade de doses, seguindo orientações do Ministério da Saúde.

Para promover a vacinação, várias cidades organizaram mutirões neste sábado (20) para vacinar a população. Em Belo Horizonte, a prefeitura fez parceria com uma rede de farmácias. A vacina contra a gripe está sendo oferecida em parques e praças em várias partes da capital mineira durante todo o fim de semana.

Na capital baiana, esta é a segunda semana consecutiva com postos de vacinação abertos aos sábados. Mais de 40 unidades de saúde na cidade estão vacinando a população e 10% do público-alvo no local já se vacinou. As ações de vacinação contra a gripe também ocorreram no Ceará e em todo o estado de Mato Grosso, com postos abertos até as 16h30.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.