Flopou: Bolsonaro reúne 32 mil em Copacabana; 18% de SP e metade do 7/9 de 2022

Imagem aérea feita com drone mostra a movimentação em Copacabana para ato bolsonarista. Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo

O ato convocado por Jair Bolsonaro na Praia de Copacabana flopou e atraiu cerca de 32,7 mil pessoas, segundo estimativas do grupo de pesquisa “Monitor do debate político” da USP. Esse número representa aproximadamente 18% do público da manifestação anterior em São Paulo e aproximadamente metade do evento realizado no mesmo local em 7 de setembro de 2022.

O grupo da USP utilizou imagens aéreas e um software para contabilizar o público presente entre 10h e 12h30. O pico de participação ocorreu durante o discurso de Bolsonaro ao meio-dia. Com uma margem de erro de 12%, estima-se que a presença poderia variar em até 3,9 mil pessoas.

De acordo com os pesquisadores, foram tiradas 35 fotos da orla de Copacabana a cada rodada, sendo selecionadas nove delas para cobrir todo o espaço ocupado pelos manifestantes. A técnica de análise utilizada, chamada de Point to Point Network (P2PNet), identifica cabeças e estima a quantidade de pessoas em uma fotografia, com precisão de 72,9% e acurácia de 69,5%.

Apoiadores do ex-presidente participam de ato no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Comparativamente, o ato na Paulista registrou o maior número de apoiadores de Bolsonaro desde as eleições de 2022, superando a marca anterior em Copacabana no Dia da Independência. Desde então, é a sétima manifestação com presença estimada de maneira similar.

A presença abaixo do esperado em Copacabana foi minimizada por aliados de Bolsonaro. Valdemar Costa Neto, presidente do PL, participou do ato no início, antes mesmo da chegada do ex-presidente, já que os dois estão proibidos de manter contato por decisão do STF.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.