Queda de ponte: buscas por desaparecidos segue suspensa após suspeita de contaminação da água

As buscas por 15 pessoas que seguem desaparecidas após a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Aguiarnópolis, no Tocantins, e de Estreito, no Maranhão, seguem suspensas por conta da suspeita de contaminação da água. Dois caminhões que transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas caíram no rio e, como os produtos são tóxicos e corrosivos, há riscos para as equipes de mergulhadores.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) faz a análise da água para confirmar se o rio foi ou não contaminado. O órgão destacou que “está atuando para coleta de amostras de qualidade da água do rio Tocantins em cinco pontos desde a barragem da usina hidrelétrica de Estreito (TO/MA) até o município de Imperatriz (MA), o qual fica a jusante (rio abaixo) do ponto do desabamento”.

A ANA também orientou que os estados do Tocantins e Maranhão suspendam, por enquanto, a captação das águas do rio para evitar riscos.

A queda da ponte ocorreu na tarde do último domingo (22), quando veículos que passavam pelo local, sendo que três carretas, três motos e dois carros de passeio caíram no rio. Duas pessoas morreram e 15 seguem desaparecidas.

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De acordo com a Defesa Civil de Estreito, no Maranhão, as vítimas fatais são uma jovem de 25 anos e um homem de 42 que estavam em motocicletas. Já entre os 15 desaparecidos, há duas crianças.

O vereador Elias Junior (Republicanos), de Aguiarnópolis, fazia uma gravação denunciando as péssimas condições da ponte, quando ela ruiu. “Essa ponte tem mais de 60 anos e a gente sempre apontando essa estrutura precária. Fomos lá hoje para cobrar os órgãos competentes”, disse ele.

Investigação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que o vão central, que representa uma área de 533 metros de extensão, cedeu. O órgão vai apurar as circunstâncias do incidente.

Conforme o colunista Tácio Lorran, do “Metrópoles”, um documento do DNIT, expedido em janeiro de 2020, já apontava “vibrações excessivas” da Ponte Juscelino Kubistchek.

Na ocasião, a análise também identificou danificações no balanço lateral da ponte e irregularidades na geometria das lâminas, sendo que os pilares achatados que sustentavam a estrutura estavam tortos, o que era possível ver a olho nu. Além disso, expôs que as armaduras (ferragens) se encontravam expostas e corroídas. Havia fissuras em todos os pilares.

O documento foi anexados a um edital de R$ 13 milhões lançado em maio deste ano, pelo Dnit, para a contratação de empresa para a reabilitação da ponte. Porém, a licitação foi fracassada, sem que nenhuma empresa tenha vencido.

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