Como era o Brasil na última vez que o país teve um piloto no grid da Fórmula 1

Felipe Massa ganha homenagem no GP do Brasil de 2017

Felipe Massa ganha homenagem no GP do Brasil de 2017
Piloto da Williams ganhou homenagem no GP do Brasil de 2017 (Foto: Divulgação/F1)

No início da manhã do dia 6 de novembro, a Sauber anunciou a contratação de Gabriel Bortoleto para a próxima temporada. Ele formará dupla com Nico Hulkenberg e vai marcar o fim de um jejum de sete anos sem a presença de um piloto do país no grid titular da Fórmula 1.

O último a fazer uma temporada completa pela F1 foi Felipe Massa, que teve como seu auge a passagem pela Ferrari entre os anos de 2006 a 2013. Na manhã do dia 26 de novembro de 2017, Massa fazia a última corrida da sua carreira na principal categoria de automobilismo do mundo.

Na ocasião, ele recebeu a bandeira quadriculada na 10° posição. Desde então, o país deixou de ter representantes. O vencedor daquela etapa foi Valtteri Bottas, que fazia a sua primeira temporada pela Mercedes. Para marcar o retorno de um brasileiro na F1, a Tribuna relembra como era o mundo no longínquo ano de 2017.

Relembre como era o Brasil em 2017

O ano de 2017 no Brasil foi marcado pelo caos no cenário político. Ainda nos primeiros dias de janeiro, o então ministro e relator da Operação Lava-Jato Teori Zavask morreu em um acidente aéreo, na cidade de Paraty (RJ), localizada a 332 km de Juiz de Fora. Além dele, mais quatro pessoas vieram a falecer.

Em fevereiro, o estado do Espirito Santo viveu a sua maior crise de segurança pública, quando familiares dos policiais militares do estado protestaram em frente aos quartéis pela correção do salário, de acordo com a inflação. Desde o início do movimento, no dia 3, até o dia 24 daquele mês foram registrados 199 homicídios no estado. A paralisação teve fim no dia 25, quando o Governo chegou a um acordo com os manifestantes.

O ano de 2017 também marcou o primeiro ano de Michel Temer na presidência, após Dilma Rousseff sofrer o impeachment em 2016. Ainda naquele ano, Lula, hoje presidente da República, foi condenado a prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Libertadores teve vencedor brasileiro

No mundo do esporte, o futebol foi quem mais se destacou no Brasil. Pela terceira vez em sua história, o Grêmio conquistou a Libertadores da América. Na final, a equipe comandada por Renato Gaúcho bateu o Lanús pelo placar agregado de 3 a 1 com show do meia Luan, hoje sem clube. Essa foi a última vez que um time brasileiro foi campeão da principal competição de clubes da América do Sul com a finalíssima em formato de ida e volta. Para a edição de 2019, a Conmebol instituiu a final única em suas competições.

Pela Sul-Americana, um brasileiro chegou à grande decisão. O Flamengo conseguiu chegar até a final, onde enfrentou o Independiente. Ao final, o clube carioca foi derrotado pelo placar agregado de 3 a 2.

Na Copa do Brasil, o Cruzeiro conseguiu bater o Mais Querido nos pênaltis e venceu a sua quinta taça na competição e rendeu ao Flamengo o seu segundo vice-campeonato naquela temporada.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians, que havia feito um primeiro turno irretocável com 82,5% de aproveitamento, conquistou o título. Esse foi o sétimo, e até então último, título do Brasileirão que o Timão conquistou.

Na Fórmula 1, Lewis Hamilton conseguiu superar seus concorrentes para conquistar o quarto título da sua carreira. Ao todo, o piloto conseguiu somar 363 pontos ao longo de 20 provas. Sebastian Vettel, da Ferrari, ficou com o vice-campeonato. Valtteri Bottas, que na época disputava sua primeira temporada com a Mercedes, fechou o pódio.

Já Felipe Massa, que fazia a sua despedida da categoria, terminou o ano na 11° posição. O seu melhor resultado foi o sexto lugar na Austrália. No Bahrein, ele conseguiu repetir essa posição.

Inicialmente, Massa deveria se aposentar da categoria em 2016. Porém, a aposentadoria inesperada de Nico Rosberg, seguida da ida de Bottas para as Flechas Prateadas, fez com que a equipe pedisse para que o brasileiro corresse por mais um ano.

*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva

O post Como era o Brasil na última vez que o país teve um piloto no grid da Fórmula 1 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.