Sobrevivente da tragédia com 179 mortos em avião na Coreia do Sul está consciente

Destroços do Boeing 737-800 da Jeju Air. Foto: reprodução

O comissário de bordo Lee, de 33 anos, é um dos sobreviventes do acidente envolvendo um Boeing 737-800 da Jeju Air no aeroporto de Muan, Coreia do Sul, e está internado na UTI do Hospital da Universidade Feminina Ewha, em Seul. A tragédia deixou 179 mortos na manhã deste domingo (28), no horário local (sábado à noite no horário de Brasília). O ocorrido é o pior acidente aéreo em solo sul-coreano desde 1997 e teve apenas dois sobreviventes, ambos membros da tripulação.

Lee sofreu múltiplas fraturas, mas está consciente e se comunica normalmente. De acordo com o diretor do hospital, Woong Ju, não há indícios de perda de memória, embora Lee esteja sob cuidados especiais devido ao risco de sequelas, como perda de movimentos nos membros.

A outra sobrevivente, uma comissária de bordo de 25 anos identificada como Koo, está internada no Asan Medical Center, em Seul. Seu quadro é considerado estável, apesar de ferimentos no tornozelo e na cabeça.

O avião partiu de Bangkok, Tailândia, com destino a Muan, e transportava 175 passageiros e seis tripulantes. O acidente ocorreu às 9h03 no horário local (21h03 no Brasil), quando a aeronave saiu da pista durante o pouso e colidiu com uma barreira de concreto próxima ao terminal. Imagens mostram o avião deslizando pela pista com o trem de pouso recolhido antes do impacto.

Pousar com o trem de pouso recolhido é uma manobra de emergência na aviação comercial. Embora seja rara, geralmente não resulta em mortes. No entanto, este acidente teve um desfecho trágico, agravado pela colisão.

Possíveis causas

As autoridades sul-coreanas investigam as causas do acidente, sendo a falha no trem de pouso a principal hipótese. Segundo um funcionário do Ministério dos Transportes, os pilotos foram alertados pela torre de controle sobre um bando de pássaros próximo à pista pouco antes do pouso. A colisão com as aves pode ter causado a falha mecânica.

O Boeing 737-800 é amplamente utilizado na aviação comercial e, até este acidente, tinha um histórico de segurança amplamente positivo.

A tragédia de Muan é o acidente aéreo mais mortal na Coreia do Sul em décadas, superando a queda de um avião da Korean Air Lines em 1997, que matou mais de 200 pessoas em Guam.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.