Exclusivo: Polícia de SP comete 22 “atos isolados” de violência e morte em 20 dias, mostram vídeos

Mulher no chão toma tapa na cara de policial no Metrô de SP (Crédito: TV CNN)

As polícias militar e civil de São Paulo cometeram, pelo menos, 25 atos atos ilegais de violência e assassinato contra cidadãos desarmados em um período de 20 dias entre os meses de novembro de dezembro deste ano, resultando em uma média de mais de um por dia.

O levantamento – detalhado abaixo – realizado pelo DCM mostra que o comportamento antissocial e criminoso das forças policiais paulistas não se tratam, como quer o governo do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de “atos isolados”, uma vez que ocorrem em uma frequência maior do que um por dia, considerando unicamente aqueles que ganharam os holofotes da imprensa.

Em apenas um deles as ações foram gravadas por câmeras corporais utilizadas pelos policiais. Em todos os demais, as gravações foram feitas por testemunhas ou câmeras de circuitos de vigilância.

Veja quais foram os 22 “atos isolados” ocorridos entre os dias 28 de novembro de 20 de dezembro deste ano.

 

ATO ISOLADO 1 – 3 de dezembro de 2024 – Policiais espancam motociclista rendido em frente à mulher 

Crédito: UOL

Um motociclista foi espancado por policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) após uma perseguição policial no bairro de Jardim Damasceno, na zona norte de São Paulo.

A motocicleta era perseguida por seis motos da Rocam. Um vídeo ao qual o UOL teve acesso mostra o momento em que a moto do homem é cercada.

A Polícia Militar afirmou que motociclista estava em fuga após desobedecer ordem de parada. Mulher que estava na garupa da moto é puxada por policial enquanto outro PM dá socos e chutes no motociclista. Um policial dá golpes repetidos de cassetete no homem, rendido, até outro pedir que ele parasse.

 

ATO ISOLADO 2 – 9 de dezembro de 2024 – Policiais socam mulher no chão até que ela desmaie 

Crédito: Carta Capital

Um policial militar agrediu uma mulher com um soco no rosto no Jardim Santa Amália, em Campinas, no interior de São Paulo. A abordagem aconteceu após a filha da dona de casa acionar a polícia por conta de uma discussão entre as duas.

três policiais cercaram a mulher antes da agressão. A vítima desmaiou após ter ter sido socada na cara pelos homens da lei, o que não impediu que as agressões continuassem até que os policiais se cansassem.

 

ATO ISOLADO 3 – 4 de dezembro de 2024 – Policiais socam mulher, chutam sua cabeça no chão e aplicam “mata leão”

Crédito: CNN

Conforme noticiado pela CNN, um vídeo mostra o momento em que um policial militar dá socos e aplica um mata-leão em uma mulher. O golpe está formalmente proibido desde 2020.

Trata-se de uma técnica de enforcamento pelas costas abolida das práticas de abordagem da polícia em situações de contenção social por causar, diversas vezes, a morte do cidadão que deveria apenas ser contido.

As imagens exibidas pela emissora mostram uma mulher no chão imobilizada por, pelo menos, quatro policiais, enquanto outras pessoas tentam socorrê-la. Um policial chega a dar chutes na cabeça da vítima.

 

ATO ISOLADO 4 – 2 de dezembro de 2024 – Policial arremessa homem de ponte em São Paulo; caso é registrado em vídeo

Crédito: UOL

Um policial militar jogou um homem do alto de uma ponte no Jardim Miriam, Zona Sul em São Paulo, na madrugada do dia 2 de dezembro. Um vídeo flagrou o momento.

O policial que jogou um homem da ponte não estava escondido de seus companheiros de farda. Todos os policiais que estavam junto com o policial que atirou um homem do alto de uma ponte assistiram ao ato.  E continuaram o que estavam fazendo.

Pelas imagens, publicadas pelo jornal O Globo (e amplamente divulgadas pela imprensa), é possível ver um policial levantando uma moto que está no chão. Um segundo e um terceiro policial se aproximam. Depois, o primeiro PM encosta a moto perto da ponte, e um quarto policial chega arrastando o motociclista pela camisa. Ele se aproxima da beirada da ponte e joga o homem no rio, do alto da ponte. Fim do vídeo.

 

ATO ISOLADO 5 – 8 de dezembro de 2024 – Policiais abordam, imobilizam e pisam na cabeça de motorista de aplicativo

Crédito: O Globo

No último dia 8, durante uma abordagem policial na região de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, dois policiais militares imobilizaram um motorista de aplicativo e, enquanto um deles mantinha a pessoa imobilizada sobre o asfalto, o outro pisava em sua cabeça, conforme mostram imagens publicados pela Rede Globo.

De acordo com nota da Polícia Militar, tratava-se de um homem que estava dirigindo embriagado e que resistiu à prisão. Os policiais não utilizavam câmeras individuais, e não há imagens em vídeo a corroborar a versão oficial.

Já na parte da abordagem que foi gravada por uma testemunha, o motorista foi imobilizado no chão por um agente, enquanto o outro pisou em sua cabeça. Duas mulheres também se aproximaram dos PMs, tentando impedir a ação, mas foram mantidas à distância.

————

ATO ISOLADO 6 – 20 de dezembro de 2024 – Estudante de medicina é assassinado em porta de hotel por chutar retrovisor de viatura

Crédito: Folha de S.Paulo

Um aluno do 5º ano do curso de medicina da Universidade Anhembi Morumbi foi morto por um policial militar na madrugada do último dia 20, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, durante uma tentativa de abordagem.

Conforme a versão oficial, no local do crime, na rua Cubatão, a alguns metros de sua casa, o rapaz desferiu um tapa no retrovisor da viatura no momento em que policiais tentavam abordá-lo. Na sequência, o estudante – que estava sem camisa – saiu correndo e tentou entrar em casa, mas foi baleado e morto pela polícia antes disso, como mostram as imagens publicadas pela TV Globo.

ATO ISOLADO 7 – 3 de dezembro de 2024 – Policial mata com tiros nas costas homem que furtou sabão em supermercado

Crédito: O Globo

Imagens de câmeras de segurança publicadas pelo jornal O Globo mostram o momento em que um policial militar disparou 11 tiros nas costas de um homem de 26 anos em um mercado na Zona Sul de São Paulo. A vítima é Gabriel Renan da Silva Soares, e o caso foi revelado no último dia 3.

O jovem havia furtado quatro pacotes de sabão, por volta das 22h40, em um mercado da rede Oxxo. Logo depois, o PM Vinícius Lima Brito, que estava na fila do caixa, ao ver o homem saindo da loja com os itens sem pagar, tirou a arma da cintura e atirou 11 vezes pelas costas da vítima.

As imagens mostram os momentos de efetuação dos 11 disparos, todos pelas costas contra um homem que corria. Ainda assim, no Boletim de Ocorrência, o policial alegou legítima defesa.

ATO ISOLADO 8 – 4 de dezembro de 2024 – Em Barueri, idosa é agredida a golpes de cacetetes na cabeça até sangrar 

Crédito: TV Globo

No último dia 4, o SBT – seguido por toda imprensa – exibiu vídeo que mostra policiais agredindo com cacetetes uma idosa de 63 anos, no município de Barueri, na Grande São Paulo.

Após uma abordagem na porta de sua casa de um motociclista – neto da idosa agredida – que estaria com a com a documentação de seu veículo vencida. Conforme mostram as imagens, os policiais e o rapaz começam a discutir, e quando a avó do motociclista tenta tirar seu neto do meio dos policiais, é agredida.

À TV Globo, a senhora disse que foi levada até o Pronto Socorro Central de Barueri algemada na viatura da PM. “Fui atendida algemada, como se devesse para a Justiça. Nunca devi para a Justiça, sempre trabalhei honestamente e trabalho até hoje”, disse.

 

ATO ISOLADO 9 – 8 de dezembro de 2024 – Policial atira e mata homem durante discussão no centro de São Paulo

Crédito: TV Record

Um policial à paisana disparou contra um homem durante uma discussão na região dos Cpos Elísseos, área central de São Paulo, conforme revelou a TV Record. O incidente e foi registrado por câmeras de segurança.

O homem atingido não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As circunstâncias que levaram ao disparo ainda estão sendo investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil de São Paulo. O nome do policial que atirou não foi revelado e o caso corre em segredo de Justiça.

 

ATO ISOLADO 10 – 9 de dezembro de 2024 – Policiais aplicam mata-leão em morador de rua e deixam mulher desmaiada

Crédito: TV Record

Conforme exibido pelo programa Balanço Geral, da TV Record, no dia 9 deste mês, policiais militares foram flagrados em vídeo agredindo moradores de rua no centro de São Paulo. Uma mulher desmaiou após ser vítima de um golpe “mata-leão”, proibido pela corporação.

As gravações mostram também puxões de cabelo e socos desferidos pelos policiais. Testemunhas relataram que uma mulher grávida também foi agredida.

ATO ISOLADO 11 – 3 de dezembro de 2024 – Guarda mata homem por tentar entrar de graça no trem em Carapicuíba

Crédito: TV Globo

No dia 3 deste mês, a TV Globo exibiu vídeo do circuito de segurança da estação Carapicuíba da CPTM (Linha 8-Diamante), na Grande São Paulo, em que um agente da Guarda Civil Metropolitana, auxiliado por dois agentes de segurança da concessionária da estação, agride um homem até que ele desmaie, após uma tentativa frustrada da vítima de passar a catraca sem pagar a passagem.

Os agentes levaram a vítima – já desacordada – a uma área interna da estação, onde tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca.

No fim do vídeo, é possível ver que uma equipe do SAMU chega para fazer o resgate. Segundo a concessionária, o rapaz morreu no hospital.

ATO ISOLADO 12 – 3 de dezembro de 2024 – Em dia de fúria, policial entra em loja de conveniência e dá 15 pauladas em funcionário

Crédito: TV CNN

No dia 3 deste mês, conforme exibiu a TV CNN, um policial militar invadiu uma adega com um bastão de madeira, destruiu gôndolas e produtos e agrediu um homem com, pelo menos, 15 pauladas, em Jacareí, interior de São Paulo.

As imagens obtidas pela CNN mostram o homem entrando no local e rapidamente se dirigindo ao caixa, onde estava outro homem. Ele agride o funcionário e ainda destrói uma estufa de alimentos, uma calculadora e produtos.

ATO ISOLADO 13 – 28 de novembro de 2024 – Mulher desmaia vendo filho ser espancado por policiais em Dracena

Crédito: Ponte Jornalismo

Conforme reportagem e vídeo publicados pela Ponte Jornalismo no dia 28 de novembro, uma mãe no município de Dracena, interior de São Paulo, se deparou, a poucos metros de sua casa, com seu filho sendo agredido por três policiais.

Ao tentar intervir em defesa do rapaz, ela foi empurrada pelos guardas, caiu no chão e passou a ser chutada, o que resultou em um rompimento de tendão na perta direita. Ao longo das agressões, ela desmaiou.

Posteriormente, a mulher foi encaminhada a um hospital, onde teve a perna imobilizada. Ninguém foi preso e não há qualquer investigação aberta sobre o episódio.

ATO ISOLADO 14 – 6 de dezembro de 2024 – Policial chuta e dá tapas na cara de mulher rendida no chão no Metrô de SP

Crédito: TV CNN

Uma mulher foi agredida tapas na cara por um policial militar fardado no dia 6 deste mês, na plataforma da estação Luz, do Metrô, em São Paulo, enquanto estava imobilizada no chão, revelou a TV CNN.

As imagens foram gravadas por testemunhas, que compartilharam o vídeo nas redes sociais. Antes do tapa no rosto captado pelas câmeras de celular, o policial já havia atingido a vítima com chutes e outros tapas, contam as testemunhas.

A Polícia Militar informou que ainda não identificou o agressor e que analisa as imagens para tomar as providências cabíveis.

ATO ISOLADO 15 – 1 de dezembro de 2024 – Policiais atiram bombas e apontam armas contra estudantes de 12 anos

Crédito: Brasil de Fato

Vídeos veículados pelo Brasil de Fato mostram um efetivo de mais de 40 policiais jogando spray de pimenta em adolescentes de 12 a 16 anos que realizavam manifestação portando cartazes na Escola Estadual José Vieira de Morais, no bairro Rio Bonito, zona Sul de São Paulo.

Os estudantes protestavam contra a demissão de 19 professores da escola, até que dezenas de policiais chegaram e, como mostram as imagens, extinguiram por meio de bombas, agressões e spray de pimenta uma manifestação de pré-adolescentes e adolescentes que estavam na calçada em frente à sua escola, portando cartazes.

O efetivo deslocado para o local – de pelo menos 40 homens – excedeu o número de manifestantres presentes.

ATO ISOLADO 16 – 4 de dezembro de 2024 – Três policiais chutam a cabeça de homem rendido no chão no Grajaú

Crédito: TV Record

Moradores do Grajaú, na zona sul de São Paulo, enviaram à TV Record imagens que mostram um homem sendo seguido e agredido por policiais enquanto tentava controlar o tumulto de uma festa.

O vídeo mostra um homem rendido no chão sendo chutado na cabeça e tomando socos de três policiais. Uma mulher, que tenta intervir para cessar a agressão, é arremessada ao chão e também recebe chutes e socos.

 

ATO ISOLADO 17 – 3 de dezembro de 2024 – Policiais deixam sem socorro e sequestram por 13h homem baleado e ensanguentado

Crédito: Ponte Jornalismo

A família do entregador Marcos Peixoto da Silva Júnior, de 22 anos, passou 13 horas sem informações sobre o paradeiro do jovem após uma abordagem da Polícia Militar de São Paulo.

Um vídeo que circula nas redes sociais e que foi divulgado pela Ponte Jornalismo no dia 3 deste mês mostra Marcos diante de uma moto caída, rendido, com policiais em volta e com o rosto ensanguentado.

A mãe do entregador, Rosângela dos Santos Corrêa, ficou sabendo pelas redes sociais que seu filho tinha sido levado pela polícia.

Ela só conseguiu saber para onde o filho havia sido levado na manhã do dia seguinte, após passar a madrugada toda peregrinando por delegacias e hospitais. Ela o encontrou em uma delegacia de polícia, preso, baleado e ensanguentado.

ATO ISOLADO 18 – 4 de dezembro de 2024 – Policiais executam motoboy de 18 anos porque estava sem documento

Crédito: TV Record

Gabriel Ferreira Messias da Silva, de 18 anos, estava andando de moto com outros dois amigos quando fugiram da abordagem policial, na zona leste de São Paulo, por estar com a documentação vencida, conforme reportagem e vídeo exibidos pela TV Record.

Ele foi morto por policiais que atiraram no jovem pelas costas, enquanto ele pilotava sua moto. No Boletim de Ocorrência, os polciaiis afiramaram que o jovem estava armado, o que não é possível constatar, já que os guardas não estavam utilizando câmeras de gravação no momento em que o jovem foi morto. Nenhum policial ficou ferido e nenhum sinal de tiroteio foi encontrado no local, a não ser os das balas disparadas pelos policiais.  

ATO ISOLADO 19 – 4 de dezembro de 2024 – Policial atira contra crianças que o alertaram sobre seta de carro

Crédito: UOL

No último dia 3, o portal UOL divulgou vídeo e notícia mostrando o sargento da Polícia Militar Claudio de Fontes Alves atirando contra crianças após elas avisarem que havia um problema com a seta de seu carro, em Itanhaém, no litoral paulista.

A filmagem de câmeras de segurança da rua Humberto Ladalardo mostra um carro vermelho passando com a seta esquerda traseira ligada. Crianças sentadas na calçada acenam para o motorista do carro, o ex-sargento Alves, e indicam que havia um problema com o veículo. Ele freia e dá ré enquanto as crianças fogem. O militar aposentado então desce do carro e dispara contra as crianças.

 

ATO ISOLADO 20 – 6 de dezembro de 2024 – Policiais disputam “racha” com viaturas e causam acidente

Crédito: TV Bandeirantes

A TV Bandeirantres, no dia 19 de novembro deste ano, exibiu vídeo e reportagem mostrando policiais militares disputando um “racha” nas ruas de São Paulo, até causarem um acidente de trânsito.

As imagens da Band mostram uma viatura perdendo o controle e batendo em dois veículos estacionados e no poste de um semáforo.

O acidente ocorreu na rua da Independência, no Cambuci, na região central da capital paulista, às 4h33 da manhã.

 

ATO ISOLADO 21 – 6 de dezembro de 2024 – Policiais socam e chutam homens rendidos e não param mesmo com pedidos da população

Crédito: G1

Imagens divulgadas pelo portal G1 no dia 6 deste mês mostram policiais militares distribuindo socos e pontapés em moradores do município de Severínia, no interior de São Paulo, que tentam se proteger das agressões.

Um morador que aparece no vídeo apanhando dos policiais disse à reportagem do portal da Rede Globo que pediu para que os guardas parassem com as agressões, mas que não foi ouvido.

Segundo nota oficial da Polícia Militar, os policiais teriam ao local atender a um chamado sobre uma briga generalizada, e que, ao chegarem, foram atacados pelos moradores.

Como os agentes não estavam utilizando câmeras corporais, esta versão não pode ser comprovada. Já no vídeo exibido pelo veículo de imprensa, só o que aparece são policiais agredindo cidadãos que tentam se proteger como podem.

ATO ISOLADO 22 – 29 de novembro de 2024 – Policiais pisam na cabeça e disparam contra homem desarmado e rendido no chão

Crédito: UOL

O Ministério Púbico do Estado de São Paulo pediu à Corregedoria da Polícia Civil a abertura de inquérito para apurar eventuais crimes de abuso de autoridade e lesão corporal dolosa envolvendo um grupo de agentes do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), conforme mostrou o portal UOL no dia 29 de novembro.

Um homem de 43 anos foi abordado por policiais civis da 2ª Delegacia de Investigações sobre Crimes Contra o Patrimônio, do Deic. O caso foi registrado por volta das 22h30 na rua Flor de Madeira, 100, Vila Jacuí, zona leste de SP.

O homem ocupava um veículo com os dois filhos. Ele teve o automóvel abordado e, assim que desceu do carro, desarmado, levantou os braços e quase foi atingido por um tiro disparado por um policial. Na sequência, ele recebeu um soco no queixo. Câmeras de segurança da rua registraram toda a ação.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.