Lula assina decreto de nomeação de Galípolo como novo presidente do BC

Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central, ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução/redes sociais)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (30), o decreto de nomeação de Gabriel Galípolo como o novo presidente do Banco Central (BC).

A cerimônia de nomeação foi realizada no Palácio da Alvorada, com a presença de alguns ministros, e não constava da agenda oficial do presidente.

Além de Galípolo, Lula também nomeou três novos diretores para a autoridade monetária.

Nilton David, que atuava como chefe de operações da tesouraria do Bradesco, foi designado para a diretoria de Política Monetária; Gilneu Vivan, atual chefe do departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, assumirá a diretoria de Regulação; e Izabela Correa, servidora do BC cedida à Controladoria-Geral da União (CGU), ocupará a diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

Galípolo, indicado por Lula, chega ao cargo em meio a uma crise de confiança do mercado em relação à política econômica do governo.

O presidente afirmou que Galípolo será o presidente do Banco Central com mais autonomia que a instituição já teve.

Lula e o antigo presidente do BC, Roberto Campos Neto, tiveram um relacionamento tenso, com o presidente criticando a política de juros implementada por seu antecessor.

Em um vídeo gravado em 20 de dezembro, Lula expressou confiança em Galípolo e afirmou que não haverá interferência do governo na gestão do novo presidente do BC.

The post Lula assina decreto de nomeação de Galípolo como novo presidente do BC appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.