Ibovespa Futuro tem alta acompanhando NY em 1ª sessão do ano

O Ibovespa Futuro opera em alta nesta quinta-feira (2), primeira sessão do ano, com valorização de 0,30%, aos 122.020 pontos. O movimento acompanha a forte alta dos índices dos Estados Unidos, que seguem em ritmo de rali depois de fechamento de ano com valorização.

Nesta quinta-feira, os mercados para além dos EUA iniciaram as primeiras negociações do ano com fraquezas, tanto com as ações chinesas fechando em forte queda quanto com bolsas europeias oscilando após a divulgação de dados decepcionantes sobre a atividade da indústria nessas economias.

Na agenda doméstica, a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria para dezembro será divulgado às 10h30. Às 14h30, o BC publicará os dados semanais do fluxo cambial.

Na China, os dados mostram crescimento da atividade industrial no mês, mas houve desaceleração maior do que a esperada do ritmo de alta, mostrou o PMI, em meio a temores com os impactos dos aumentos de tarifas dos EUA prometidos pelo presidente eleito Donald Trump sobre as exportações do gigante asiático.

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com alta de 0,78%, S&P500 subia 0,91% e Nasdaq Futuro tinha desvalorização de 1,12%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista rondava a estabilidade frente ao real nas primeiras negociações desta quinta-feira, no que é a primeira sessão de 2025, com investidores realizando suas apostas iniciais para o ano de olho no cenário fiscal brasileiro e nas perspectivas para a economia global.

Os índices europeus abriram a sessão em alta, mas rapidamente viraram para queda durante as negociações desta quinta-feira. No Stoxx 600, os setores de petróleo e gás lideravam ganhos enquanto automóveis e ações bancária recuavam.

As ações asiáticas abriram o ano com negociações mistas, com as ações da China liderando as perdas.

O CSI 300 da China continental caiu mais de 3% antes de reduzir as perdas para 2,91%, encerrando em 3.820,39. O índice Hang Seng de Hong Kong despencou 2,37% na última hora de negociação.

O índice Kospi da Coreia do Sul caiu levemente, fechando em 2.398,94, enquanto o Kosdaq subiu 1,24%, alcançando 686,63. O S&P/ASX 200 da Austrália subiu 0,52% e terminou em 8.201,2.

Os mercados no Japão permanecerão fechados pelo resto desta semana.

Os preços do petróleo sobem neste 2 de janeiro. Investidores acompanham sinais de recuperação da economia da China após falas de Xi Jinping sobre a promoção do crescimento na região. Durante o dia, a divulgação dos dados semanais de estoques de petróleo nos EUA devem impactar as negociações. A expectativa é de que estoques de petróleo e destilados nos EUA tenha caído na semana passada, ao contrário dos estoques de gasolina, de acordo com pesquisa da Reuters.

Já o minério de ferro, após encerrar ano com queda, apresentou avanço nas primeiras negociações de 2025. A commodity também reagiu positivamente às perspectivas melhores na China.

(Com Reuters)

The post Ibovespa Futuro tem alta acompanhando NY em 1ª sessão do ano appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.