Caixas-pretas de Embraer que caiu no Cazaquistão chegam ao Brasil para análise

Rescue operation underway after Azerbaijani passenger plane crashes near Kazakh city of Aktau. Imagem: Anadolu Agency. Reuters Connect

As caixas-pretas do avião Embraer que caiu no Cazaquistão na última semana chegaram ao Brasil e já estão sendo analisadas por técnicos da Força Aérea Brasileira (FAB). Os equipamentos, que contêm gravações da cabine, foram recebidos em solo brasileiro na quarta-feira (1º) e a análise teve início nesta quinta-feira (2).

A aeronave, um Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, decolou de Baku, no Azerbaijão, em 25 de dezembro, e caiu ao tentar pousar em Aktau, no Cazaquistão. O acidente resultou na morte de 38 pessoas e deixou outras 29 feridas. A aeronave tinha como destino a cidade russa de Grózni, na Chechênia, mas foi forçada a realizar um pouso de emergência.

A análise das caixas-pretas será conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Investigadores do Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia também estarão no Brasil para acompanhar o processo de extração dos dados.

As informações extraídas das caixas-pretas serão enviadas à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão, que é a agência responsável pela análise do acidente. A FAB informou que uma tecnologia de animação em 3D utilizada na análise permitirá uma compreensão mais precisa dos parâmetros do voo, como trajetória, velocidade e altitude.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pelo que chamou de um “trágico incidente” no espaço aéreo russo. O Kremlin afirmou que os sistemas de defesa estavam respondendo a ataques de drones ucranianos na região no momento do acidente.

The post Caixas-pretas de Embraer que caiu no Cazaquistão chegam ao Brasil para análise appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.