Balneário Camboriú tinha cerca de 450 mil turistas na virada do ano

O anúncio sem pé nem cabeça de que Balneário Camboriú recebeu mais de 800 mil pessoas na virada do ano -ou que o público superou um milhão de pessoas- foi mais uma vez desmentido pela matemática, como costumo fazer todos os anos, combatendo a desinformação proposital de prefeitos e secretários de Turismo que acham que as pessoas vêm aqui por causa deles.

No dia 30/12 a concessionária de limpeza urbana coletou 357,35 toneladas, o que representa, pelo parâmetro adotado pela própria prefeitura, de 750g de lixo por habitante, cerca de 476 mil pessoas, ou 306 mil turistas quando descontados os moradores. 

No dia 31/12, a concessionária coletou 383,68 toneladas, o que representa cerca de 511 mil pessoas, ou 361 mil turistas.

E no dia 01/01. foram coletadas 429,79 toneladas, equivalentes a 423 mil turistas, muito provavelmente menos, porque neste total não está apenas o lixo domiciliar, mas também o da noite da virada na praia.

Sem muito cálculo, arrisco dizer que havia entre 300 e 350 mil turistas em BC na virada do ano, pois num período festivo, com gente de bom poder aquisitivo, é gerado mais lixo que em outras ocasiões.

Escrevi outro dia e vou repetir: mais de um milhão de pessoas, como afirmam os malucos, significa a soma das populações de Camboriú, Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú, multiplicada por dois.

Em caso de dúvida pergunte ao gari.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.