Vendaval registrado em Juiz de Fora é o segundo maior em 35 anos

CHUVA RUA MONSENHOR GUSTAVO FREIRE FOTO FELIPE COURI 1

A forte chuva que atingiu Juiz de Fora na noite de domingo (5) trouxe rajadas de vento que chegaram a 98,6 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com levantamento da Tribuna, esse foi o maior vendaval registrado na cidade em pelo menos 35 anos, igualando ao recorde alcançado em 29 de dezembro de 2019, quando a mesma intensidade de ventos foi medida.

Os ventos fortes começaram por volta das 18h, quando os instrumentos do 5º Distrito de Meteorologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) registraram rajadas de até 97,9 km/h. Entre 19h e 20h, a intensidade aumentou, alcançando o pico de 98,9 km/h.

O vendaval e a tempestade causaram mais de 70 ocorrências de queda de árvore, de acordo com a Defesa Civil. Conforme o Inmet, a cidade registrou um volume de quase 40 milímetros de chuva em apenas duas horas. Desse total, cerca de 20 milímetros foram acumulados em apenas 10 minutos.

O volume de chuva chegou a deixar uma pessoa ilhada. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima ficou presa no ponto de ônibus perto do supermercado Bahamas São Vicente e acionou os militares. No entanto, por conta do rápido escoamento da água, a vítima conseguiu sair sem a ajuda direta dos bombeiros.

 ”
data-cycle-speed=”750″
data-cycle-caption=”#gslideshow_captions”
data-cycle-caption-template=”{{cycleCaption}}”
>

CHUVA---RUA-MONSENHOR-GUSTAVO-FREIRE---FOTO-FELIPE-COURI

CHUVA---SÃO-SEBASTIÃO-COM-GETULIO-VARGAS-03---FOTO-LEONARDO-COSTA

CHUVA---RUA-HALFELD-05---FOTO-LEONARDO-COSTA

CHUVA---RUA-FLORIANO-PEIXOTO-01---FOTO-LEONARDO-COSTA

<
>
Foto: Leonardo Costa

Chuva segue ao longo da semana

A Defesa Civil de Juiz de Fora informou que a cidade permanecerá em estado de alerta até a manhã de terça-feira (7) devido ao solo saturado, o que aumenta o risco de deslizamentos e inundações. Em situações de emergência, a população pode acionar o órgão pelo telefone 199.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas na segunda-feira (6), com previsão de término às 10h de terça-feira. O aviso indica a possibilidade de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos de até 60 quilômetros por hora. Apesar do baixo risco, há chance de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O post Vendaval registrado em Juiz de Fora é o segundo maior em 35 anos apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.