VÍDEOS: terremoto de magnitude 7,1 deixa 95 mortos e rastro de destruição no Himalaia

Pessoas em meio a casas danificadas após terremoto na vila de Tonglai, município de Changsuo de Dingri em Xigaze, Região Autônoma do Tibete, sudoeste da China – Foto: Xinhua

Nesta terça-feira (7), um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a região do Tibete, na China, deixando ao menos 95 mortos e 130 feridos, segundo o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos). O tremor foi sentido em países vizinhos como Índia, Nepal e Butão, afetando a área próxima ao Monte Everest, a montanha mais alta do mundo.

O epicentro foi localizado em Tingri, uma área rural chinesa a cerca de 23 km de Shigatse, segunda maior cidade do Tibete, e a 380 km da capital Lhasa. A região abriga cerca de 800 mil pessoas, muitas das quais foram impactadas pelo tremor. Segundo a Reuters, tremores secundários de magnitude 4,4 também foram registrados.

Equipes de resgate com mais de 1.500 bombeiros foram enviadas para procurar sobreviventes entre os escombros. De acordo com a agência Xinhua, cerca de 27 povoados próximos ao epicentro foram afetados, totalizando mais de 1.000 casas danificadas. A população da área atinge cerca de 6,9 mil pessoas.

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que esforços estão sendo direcionados para prevenir desastres adicionais e oferecer suporte aos moradores. “É essencial garantir que as necessidades das pessoas afetadas sejam atendidas e que um inverno seguro seja proporcionado a todos”, declarou à Xinhua.

No Nepal, o terremoto foi sentido na capital Kathmandu, a 230 km do epicentro, mas até o momento não há relatos de mortes no país, segundo Dizan Bhattarai, porta-voz da Autoridade Nacional de Redução de Riscos em Desastres. As autoridades locais continuam monitorando possíveis danos.

A Reuters informou que, por não ser temporada de escalada no Everest, o impacto na montanha foi limitado. Apenas um alpinista alemão estava na área, mas ele já havia desistido da escalada antes do tremor. O epicentro foi registrado a cerca de 80 km do Everest.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.