Bolsonaro é convidado para posse de Trump e pede devolução do passaporte a Moraes

Jair Bolsonaro e Donald Trump: ex-capitão quer o passaporte de volta para ir à posse do republicano — Foto: Reprodução

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para participar de sua cerimônia de posse, marcada para o próximo dia 20 de janeiro, em Washington. O convite foi feito por e-mail, enviado pelo diretor-executivo do comitê de posse, Richard Walters.

Na mensagem, Bolsonaro é referido como “presidente” e é solicitado que ele informe se poderá comparecer, para que os preparativos sejam organizados, conforme informações da colunista Malu Gaspar, do Globo.

“Em nome do presidente-eleito Trump, gostaria de convidar o presidente Bolsonaro para a cerimônia de posse do presidente-eleito Trump e do vice-presidente eleito Vance”, diz o convite, que chegou ao ex-capitão por meio do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Bolsonaro, no entanto, enfrenta um impedimento para viajar: seu passaporte está apreendido desde fevereiro de 2023, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A determinação foi feita a pedido da Polícia Federal (PF), no âmbito da operação Tempus Veritatis, que investigou o envolvimento de Bolsonaro em uma trama golpista. Ao longo de 2024, os advogados do ex-presidente já apresentaram dois recursos ao STF para reaver o documento, mas ambas as tentativas foram negadas.

Agora, o advogado Paulo Bueno entrou com mais uma petição no Supremo pedindo autorização para que Bolsonaro viaje a Washington e participe da posse de Trump e de seu vice, o senador J.D. Vance. De acordo com Eduardo Bolsonaro, o documento já foi enviado ao STF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.