Brasil mostrou ter “democracia robusta”, diz Fachin em ato que marca 2 anos do 8/1

Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

O ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, em evento que lembrou os ataques de 8 de janeiro de 2023, que “precisamos sempre lembrar do que aconteceu para que não se repita”. Ele representou a Corte na solenidade em Brasília.

Fachin disse que o Brasil mostrou ter “uma democracia robusta”, mas que não há espaço na Constituição para atentar contra o Estado Democrático de Direito. 

“A democracia é o regime da tolerância, da diferença, do pluralismo, do dissenso, mas não é direito assegurado pela Constituição atentar contra as condições de existência da própria democracia”, destacou.

O ministro afirmou que o STF teve e tem “papel decisivo” na defesa da democracia, mas ressaltou que a função do Supremo não é de protagonismo. Fachin defendeu a autocontenção da Corte.

“Cabe sempre observar o limite da Constituição. Ao Direito o que é do Direito, e à política o que é da política”, afirmou. 

“A Constituição estabeleceu que o jogo é o da democracia e, numa democracia, não cabe ao árbitro construir o resultado. O juiz não pode deixar de responsabilizar quem violou as regras do jogo, mas não lhe cabe dizer quem vai ganhar”, complementou.

(Com Estadão Conteúdo)

The post Brasil mostrou ter “democracia robusta”, diz Fachin em ato que marca 2 anos do 8/1 appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.