Ibovespa Futuro cai com atenção a dados do varejo e reunião de Lula com ministros

Painel de cotações da B3 em São Paulo

O Ibovespa Futuro opera em queda nos primeiros negócios e deve apresentar liquidez reduzida em função do funeral do ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, que manterá os mercados acionários norte-americanos fechados nesta quinta-feira (9). As atenções estarão voltadas para as reuniões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com diversos ministros e para os dados do varejo.

Em Brasília, Lula se reúne pela manhã com diversos ministros e outras autoridades, entre eles o ministro da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; o líder do governo no senado, Senador Jaques Wagner (PT-BA). À tarde ele discute a presidência brasileira do Brics.

As vendas no varejo caíram 0,4% em novembro sobre mês anterior, acima da pesquisa Reuters que previa queda de 0,20%.

No exterior, preocupações com o aumento da inflação, chances reduzidas de queda nas taxas de juros, incertezas sobre como o presidente eleito dos EUA irá conduzir as políticas externa ou econômica e a perspectiva de trilhões de dólares em vendas extras de títulos levaram a uma disparada dos rendimentos de títulos em todo o mundo nesta semana.

Às 9h06 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em fevereiro caía 0,09%, aos 120.670 pontos.

Nos EUA, o Dow Jones Futuro operava com queda de 0,06%, S&P500 caía 0,18% e Nasdaq Futuro recuava 0,25%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista operava com alta de 0,09%, cotado a R$ 6,114 na compra e na R$ 6,115 venda. Na B3 o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,07%, a 6.135 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em baixa, pressionados por preocupações de que o Fed possa adiar a flexibilização da política monetária devido aos temores relacionados à inflação. Além disso, a persistente desinflação ao consumidor na China agravou ainda mais o sentimento dos investidores.

O índice de preços ao consumidor da China subiu 0,1% no mês passado em relação ao ano anterior, enquanto o índice de preços ao produtor caiu 2,3% na comparação anual, recuando pelo 27º mês consecutivo. Esses dados indicam que os esforços de estímulo de Pequim não conseguiram impulsionar a demanda.

Paralelamente, Pequim intensificou seu apoio ao enfraquecido yuan, anunciando um plano para emitir uma quantidade recorde de títulos no mercado de Hong Kong, com o objetivo de impulsionar a demanda pela moeda no exterior.

Os preços do petróleo operam em baixa, ampliando as perdas da sessão anterior, pressionados por grandes aumentos nos estoques de combustível dos EUA na semana passada, embora preocupações com a redução da oferta dos membros da OPEP e da Rússia tenham limitado o declínio.

Já os preços futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian interromperam nesta quinta-feira uma série de quatro dias de perdas, ajudados pela mais recente medida de estímulo da China e pela aceleração das compras de minério pelas usinas siderúrgicas.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

The post Ibovespa Futuro cai com atenção a dados do varejo e reunião de Lula com ministros appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.