“Manipulação de consciências”: Papa alerta sobre IA e fake news

Papa Francisco alertou sobre os perigos da inteligência artificial (IA) – Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (9), o Papa Francisco alertou sobre os perigos da inteligência artificial (IA) e da desinformação, destacando como essas tecnologias podem ser usadas para “manipular consciências”.

O discurso ocorreu durante o encontro anual com diplomatas no Vaticano, poucos dias após a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, anunciar mudanças em suas políticas de verificação de fatos nos EUA.

Francisco chamou atenção para a polarização crescente nas sociedades, agravada pela disseminação de fake news. “Estamos perante sociedades cada vez mais polarizadas, algo agravado pela contínua criação e difusão de notícias falsas, que não só distorcem a realidade dos fatos, mas acabam também distorcendo as consciências”, afirmou o pontífice.

O Papa, que não leu o discurso devido a um resfriado, também destacou a perda de confiança em argumentos racionais. “Alguns desconfiam de argumentos racionais, enquanto outros acreditam possuir inequivocamente a verdade que construíram para si mesmos”, disse Francisco, ele próprio alvo de boatos e manipulações digitais.

Além disso, Francisco alertou que a mídia moderna e a IA podem ser usadas para fins econômicos, políticos e ideológicos, exacerbando essas divisões.

Ele defendeu que é essencial educar os jovens no pensamento crítico para combater os efeitos da desinformação e prepará-los para participarem ativamente do futuro de suas sociedades.

A Meta, que atua em parceria com cerca de 80 organizações para verificar conteúdos em plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, encerrou o programa nos EUA. A medida, anunciado pelo próprio fundador e CEO da companhia, Mark Zuckerberg, foi amplamente criticada.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.