Disney, Fox e Warner Bros cancelam plano de streaming de esportes conjunto

A Walt Disney, Fox e Warner Bros. Discovery cancelaram os planos de criar um serviço de streaming de esportes conjunto, apenas dias após encerrarem uma ação judicial movida contra as três empresas, alegando que a plataforma sufocaria a concorrência.

“Após cuidadosa consideração, concordamos coletivamente em descontinuar a joint venture Venu Sports e não lançar o serviço de streaming”, disseram as empresas em um comunicado na sexta-feira. “Em um mercado em constante mudança, determinamos que era melhor atender às demandas em evolução dos fãs de esportes, concentrando-nos em produtos e canais de distribuição existentes. Estamos orgulhosos do trabalho que foi realizado na Venu até agora e agradecidos à equipe da Venu, que apoiaremos durante este período de transição.”

No início desta semana, a Disney concordou em fundir seu serviço de streaming Hulu + Live TV com a empresa focada em esportes online FuboTV, resolvendo assim todas as litígios relacionados ao Venu Sports.

A ideia para o Venu Sports foi concebida no ano passado, quando as três empresas de mídia decidiram reunir seu conteúdo esportivo mais valioso em um pacote de streaming, para alcançar os fãs que desejavam acesso a conteúdo esportivo ao vivo sem a necessidade de um pacote de TV a cabo. O plano foi imediatamente contestado pela Fubo, que processou o grupo com base no argumento de que isso mataria a Fubo, ao não permitir que ela transmitisse alguns canais focados em esportes e aumentasse os preços para os consumidores. O Departamento de Justiça também planejava examinar o projeto.

Em agosto, a juíza federal Margaret Garnett decidiu que a ação era provável de ser mantida e emitiu uma liminar temporária impedindo o lançamento do Venu. Uma audiência estava marcada para 6 de janeiro, o mesmo dia em que Disney e Fubo anunciaram seu acordo e a concordância em resolver a ação judicial.

Outros concorrentes também se manifestaram contra o lançamento do Venu Sports, que estava previsto para mais tarde este ano. No início desta semana, a EchoStar e o provedor de TV por assinatura DirecTV escreveram para Garnett, afirmando que o acordo da Disney com a Fubo não soluciona os aspectos anticompetitivos do Venu Sports.

Os esportes ao vivo são uma das áreas mais lucrativas da TV. À medida que mais consumidores cancelam suas assinaturas de TV a cabo, os principais players estão repensando como empacotar e precificar o conteúdo esportivo.

A decisão de abandonar o Venu Sports sugere que a Disney irá se concentrar no próximo lançamento de seu produto de streaming principal, ESPN, escreveu Geetha Ranganathan, analista da Bloomberg Intelligence, em uma nota. “Suspeitamos que a Disney tentará licenciar algum conteúdo esportivo da Fox para fortalecer sua oferta. A Disney possui um terço dos direitos esportivos importantes dos EUA, sugerindo que o produto ESPN poderia atrair 10 milhões de assinantes até 2026 com o Venu sendo cancelado.”

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Disney, Fox e Warner Bros cancelam plano de streaming de esportes conjunto appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.