Chuvas causam enchentes e comprometem ponte em cidade da região

Chuvas causam estragos em Recreio

Chuvas causam estragos em Recreio
(Foto: Reprodução/Redes sociais)

A cidade de Recreio, distante cerca de 130 quilômetros de Juiz de Fora, sofreu com as fortes chuvas no início da semana. De acordo com relatos de moradores e imagens enviadas à Tribuna, o município registrou pontos de enchentes e a ponte que corta a localidade ao meio foi interditada após ter rachado.

Por conta da chuva que atingiu a cidade na madrugada de segunda (6) para terça-feira (7), um rio encheu acima do nível de costume, mesmo após o fim da precipitação. “O sentimento é de que a ponte interditada porque rachou pode cair a qualquer momento. Essa enchente foi mais forte por conta da tromba d’água na cachoeira, por isso tanta gente perdeu tudo. De qualquer forma, as enchentes são frequentes”, afirma, à Tribuna, uma moradora do local que preferiu não se identificar.

Além disso, conforme a moradora, nenhuma obra foi feita no Rio dos Momos para que ele seja contido em períodos de chuva. “Até que vem um volume maior (de precipitação), como dessa vez, e acaba com a cidade. Não é só um evento isolado, por culpa do desastre ambiental”, lamenta.

Uma outra pessoa que mora na cidade, que também optou por se manter no anonimato, relata que a água atingiu a altura do joelho em sua casa. Ela mora a cerca de 200 metros do rio, o que, segundo ela, indica que quem mora ainda mais perto foi ainda mais afetado. “Na minha casa nunca havia entrado água, mas dessa vez entrou. Foi uma chuva de cerca de uma hora. Trinta minutos depois, quando o nível estava mais baixo e sem chuva, ouvimos um barulho alto e a água voltou a chegar, do córrego para o bairro. Foi muito rápido, não deu tempo de pensar ou sentir. Não sabia se salvava o que tem na minha casa ou o que tem no meu comércio. Consegui a ajuda de alguns familiares, enquanto outros também sofreram. De qualquer forma, perdi muita coisa”, relata.

A Prefeitura de Recreio foi demandada pela Tribuna, mas pediu para retornar o contato na segunda (13). O prefeito Leo Medeiros (PT) também foi contatado, mas não respondeu até o momento. O espaço segue aberto para um posicionamento do Executivo municipal.

A reportagem também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Leopoldina, que atende aos chamados na cidade. Segundo a corporação, não foram registradas ocorrências em Recreio relacionadas à chuva durante o período.

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

O post Chuvas causam enchentes e comprometem ponte em cidade da região apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.