A dobradinha suspeita entre AtlasIntel e Gusttavo Lima na pesquisa para a presidência

Gusttavo Lima com a camisa da Vai de Bet, sorrindo para a câmera
Gusttavo Lima com a camisa da Vai de Bet – Reprodução/Redes Sociais

A primeira pesquisa da AtlasIntel de 2025, medindo as potencialidades dos presidenciáveis para o próximo pleito ao Palácio do Planalto, foi publicada no último dia 10. E, desde já, se têm sinais do que o campo progressista enfrentará em termos de manipulação.

Apesar de Lula surgir como franco favorito – o candidato petista aparece vencendo qualquer oponente em primeiro e segundo turno -, um detalhe entrega as reais intenções do balão de ensaio que acabou saindo no maior estilo “foguete molhado”.

A pesquisa foi divulgada dia 10/01/25. Porém, o instituto que procedeu o recrutamento digital aleatório, segundo a própria Atlas explica em sua metodologia, no período de 26 a 31 de dezembro, colocou como um dos players na disputa da faixa presidencial o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que não tinha surgido ainda no contexto de candidaturas.

O detalhe: o artista revelou publicamente a possibilidade de se candidatar apenas no dia 2 de janeiro. Ou seja, no final de dezembro, quando a AtlasIntel operou a pesquisa, ela já dispunha do nome do pretenso candidato antes mesmo de a sociedade brasileira tomar conhecimento dessa possibilidade.

Segundo a pesquisa, a desaprovação do presidente cresceu 2,5 pontos percentuais. Em novembro, o chefe do Executivo era desaprovado por 47,3% da população. Hoje, o descontentamento vai a 49,8%.

Ainda de acordo com o levantamento, 47,8% dos entrevistados aprovam o petista, enquanto 2,4% não sabem. Os índices de desaprovação e aprovação estão empatados pela margem de erro.

Os institutos estão atuando na moderação de eventuais candidaturas que possam desbancar Lula de sua quarta condução ao cargo mais alto da República.

Percebendo a inevitável prisão de Bolsonaro e a temeridade de Tarcísio, não sentindo firmeza em Marçal e com medo de ficar à mercê de “peixes pequenos”, como Ronaldo Caiado, Ratinho Jr e Ibaneis Rocha, “forças ocultas” ergueram um boneco de cera midiático e “sutilmente” o enfiaram no bolo. Mesmo assim não emplacou. Lula segue inabalável.

Por isso, cuidado, meu bem, há perigo na esquina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.