Autoridades dos EUA pedem três anos de prisão para ex-CEO da Binance

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) recomendou 36 meses de prisão para Changpeng Zhao, ex-CEO e fundador da Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo.

A sentença “não enviará apenas uma mensagem a Zhao, mas também ao mundo”, escreveu o DOJ em um documento judicial publicado na terça-feira (23), acrescentando que o preço pela violação da lei do país “deve ser significativo para punir efetivamente Zhao por seus atos criminosos e para dissuadir outros.”

No final do ano passado, a Binance se declarou culpada por violar sanções e leis de combate à lavagem de dinheiro nos EUA, incorrendo em multas de US$ 4,3 bilhões, além de concordar em passar a ser supervionada pelas autoridades. Zhao também se declarou culpado e deixou o cargo de CEO.

Uma sentença de três anos para Zhao seria o dobro do que se esperava que ele cumprisse anteriormente. Os advogados de Zhao argumentam que ele deveria cumprir pena em liberdade, citando a falta de precedentes para a prisão.

O processo de Zhao é o segundo contra um executivo do setor de criptomoedas que caminha para um desfecho este ano nos tribunais dos EUA.

Os promotores da ação contra o ex-CEO da exchange FTX, Sam Bankman-Fried, inicialmente buscaram uma pena de até 50 anos pelo seu envolvimento no colapso da corretora, em 2022. Bankman-Fried poderia ser condenado em até 100 anos, mas acabou sendo sentenciado a 25 anos de prisão, em março.

A Binance prometeu fazer várias mudanças em sua estrutura e transparência após a punição nos EUA, incluindo o estabelecimento de uma sede global. A exchange de criptomoedas recebeu uma aguardada licença para operar em Dubai no início deste mês, depois que Zhao concordou em abrir mão do controle de voto na entidade local.

© 2024 Bloomberg L.P.

The post Autoridades dos EUA pedem três anos de prisão para ex-CEO da Binance appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.