Reunião semanal do secretariado municipal será em diferentes bairros da cidade

A segunda reunião de secretariado da nova administração municipal aconteceu às 6h30 desta segunda-feira (13), no Centro de Treinamento Comunitário (CTC), no Bairro das Nações. 

A partir de agora, cada encontro de secretários será em um bairro diferente, mas sempre às 6h30. Por enquanto, as reuniões são fechadas, mas encontros com a comunidade também estão previstos.

O secretário de Gabinete da prefeita Juliana Pavan e também secretário interino de Comunicação, Leandro Índio da Silva, explicou que a ideia de levar a reunião semanal do secretariado para os bairros é justamente para promover ações descentralizadas para ter interação com a comunidade.

(Foto Biel Carboni)

“A proposta é semanalmente levar a reunião do secretariado para unidades administrativas de secretarias distintas, em bairros diferentes preferencialmente. Por exemplo, hoje chegamos no CTC e encontramos o pátio sujo, com lixo acumulado, estacionamento desorganizado, e a prefeita já solicitou que organizem. Somente ao levar os secretários nos bairros, saindo do prédio da prefeitura, é possível verificar situações assim e serve também como interlocução aos bairros, para atender demandas. As conversas com moradores virão num segundo momento, após os 100 dias de governo. Neste momento, as reuniões estão mais fechadas e internas para aprimorar o planejamento de governo”, disse. 

Avaliando desafios iniciais

O encontro desta segunda-feira teve como objetivo alinhar estratégias iniciais, avaliar os desafios enfrentados nesses primeiros dias de governo e reafirmar o compromisso de estruturar a gestão antes de colocar em prática o plano de ações para os próximos meses. 

Com foco na reorganização administrativa, o secretariado discutiu a importância de “arrumar a casa” neste início de mandato. Entre as prioridades apresentadas estão a revisão de fluxos internos, celeridade de processos e a priorização das metas prioritárias e estruturantes do novo governo.

(Foto Biel Carboni)

Situação fiscal em alerta

Um dos destaques da reunião, apontado por Índio, veio da secretária da Fazenda, Magda Bez, referente ao cenário de alerta da situação fiscal do município, que apresenta um desafio muito grande de aumentar a receita e qualificar a despesa pública – para que a gestão seja mais eficiente. 

“A comissão de gestão está estudando uma proposta que deverá ser encaminhada para a Câmara nesta semana – pois 50% do orçamento deverá estar comprometido com a folha de pagamento, o que demandará mais das áreas nesse início de mandato, por isso estão acontecendo revisões de contratos, também dos aluguéis. Uma medida já foi tomada – a junta de serviço militar vai sair de aluguel na Rua Dinamarca e vai funcionar na Secretaria de Segurança, assim já se corta um aluguel. A prefeita também pontuou interesse em transferir a Sala do Empreendedor para a Casa dos Conselhos, onde já está a AMPE, para otimizar serviços e corte de aluguéis. Os 100 primeiros dias serão muito importantes no sentido de fazer pente fino e identificar o que precisa ser reestruturado”, acrescentou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.