Urgência: Secom encomenda campanha contra fake news sobre PIX

PIX: Secom encomenda campanha contra fake news com urgência. Foto: Reprodução.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) solicitou nesta segunda-feira que as quatro agências de publicidade responsáveis por sua conta – Calia, Nacional, Propeg e Nova – desenvolvam uma campanha digital para “combater fake news sobre o PIX”. A urgência da demanda é clara: as propostas devem ser entregues no mesmo dia.

Desde a semana passada, a circulação de desinformação sobre o PIX, aliada à falta de compreensão sobre o novo modelo de fiscalização da Receita Federal, tem causado preocupação ao governo, conforme informações do colunista Lauro Jardim, do Globo.

Sidônio Palmeira, que assume nesta terça-feira (14) o comando da Secretaria de Comunicação Social, enfrenta como primeiro desafio conter os danos causados pela disseminação de notícias falsas. O objetivo da campanha é entrar em ação o mais rapidamente possível para evitar que os boatos continuem se espalhando e prejudicando a percepção pública do governo.

Segundo levantamento realizado pelo Globo, conteúdos críticos relacionados ao PIX e à gestão atual somaram 25 milhões de visualizações na última semana.

Lula e Sidônio Palmeira se reúnem em meio a onda de fake news sobre Pix | Brasil | cbn
Lula e Sidônio Palmeira, que assume o comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) nesta terça-feira (14). Foto: Reprodução.

A desinformação sobre o PIX ganhou força após o anúncio de que a Receita Federal, a partir de 1º de janeiro deste ano, intensificaria a fiscalização de transações financeiras acima de R$ 5 mil mensais para pessoas físicas. Para empresas, o limite é de R$ 15 mil mensais.

As novas regras determinam que operadoras de cartão de crédito, fintechs e instituições de pagamento devem reportar essas movimentações, incluindo operações realizadas por TEDs, saques e depósitos, além do PIX. Contudo, essa mudança não é exclusiva do PIX; bancos tradicionais já seguiam normas semelhantes anteriormente.

Sidônio Palmeira, que defende a regulação das redes sociais, enfatizou a necessidade de criatividade no combate à desinformação. Segundo ele, é fundamental adotar uma postura proativa em relação às fake news, evitando apenas reagir às mentiras.

“Não podemos deixar a fake news entrar sozinha. Primeiro, você precisa passar verdade e depois desfazer a mentira, não o inverso, não correr atrás da mentira. E há várias formas criativas de se passar a verdade às pessoas”, afirmou o novo secretário.

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