RedNote: o que você precisa saber sobre app chinês que pode substituir TikTok nos EUA

PEQUIM (Reuters) – O aplicativo de mídia social chinês RedNote foi colocado no centro das atenções depois que mais de meio milhão de usuários do TikTok se juntaram recentemente à plataforma em protesto contra uma provável proibição iminente do app de vídeos curtos nos Estados Unidos.

Conhecida na China pelo nome chinês “Xiaohongshu”, a plataforma é um aplicativo popular de estilo de vida em que os usuários documentam suas vidas e publicam recomendações.

Aqui estão alguns detalhes sobre o aplicativo:

 

O QUE É ESSE APLICATIVO?

O RedNote é frequentemente considerado como uma adaptação local na China do Instagram. Seu nome chinês Xiaohongshu é traduzido como “Pequeno Livro Vermelho”, uma frase que tradicionalmente se refere a uma coleção de ditos do líder comunista chinês Mao Tsé-Tung.

Ele é amplamente considerado como o mecanismo de busca mais utilizado atualmente na China para recomendações, e os tópicos mais populares no aplicativo abrangem beleza, moda, viagens e comida. Seus usuários na China são, em sua maioria, jovens e mulheres.

Sua interface é diferente do TikTok ou do Instagram, pois exibe várias publicações — vídeos, fotos ou textos mais longos — simultaneamente.

Os usuários podem participar de discussões, compartilhar suas publicações, ligar uns para os outros e comprar produtos. Recentemente, a plataforma tem dado um grande impulso às vendas por transmissões ao vivo.

Em 2023, ela tinha mais de 300 milhões de usuários ativos mensais, de acordo com relatos da mídia chinesa.

 

QUEM É O PROPRIETÁRIO DO REDNOTE?

O aplicativo foi cofundado por Miranda Qu, sua atual presidente, e Charlwin Mao, seu presidente-executivo, em 2013, em Xangai. Inicialmente, eles chamaram o aplicativo de “Hong Kong Shopping Guide” (Guia de Compras de Hong Kong) e tinham como alvo os turistas chineses que buscavam recomendações fora do continente.
O RedNote é visto como um possível candidato a IPO. Os acionistas incluem os gigantes chineses da tecnologia Alibaba e Tencent, o investidor estatal de Cingapura Temasek, bem como as empresas de capital de risco GSR Ventures, DST Global e GGV Capital.
Mao tem uma fortuna pessoal de cerca de 18 bilhões de iuanes (2,5 bilhões de dólares), enquanto Qu tem uma fortuna de 12 bilhões de iuanes, de acordo com a lista de ricos Hurun, da China.

 

AMBIÇÕES GLOBAIS?

O aplicativo é usado principalmente por chineses e, embora os usuários tenham a opção de alterar o idioma, a maior parte do conteúdo até o momento está em mandarim.

O fluxo de usuários do TikTok parece ter pego o RedNote de surpresa. Duas fontes familiarizadas com a empresa disseram que estavam se esforçando para encontrar maneiras de moderar o conteúdo em inglês e criar ferramentas de tradução inglês-chinês.

O RedNote mantém apenas uma versão de seu aplicativo, em vez de dividi-lo em aplicativos nacionais e internacionais. Por outro lado, a Tencent mantém versões domésticas e internacionais de seu aplicativo WeChat, enquanto a ByteDance também tem uma versão do TikTok para a China continental chamada Douyin, em parte para cumprir as regras de moderação do governo chinês.

A empresa está interessada em explorar a súbita onda de atenção, já que os executivos a veem como um caminho em potencial para alcançar popularidade global semelhante à do TikTok, disseram as fontes. O RedNote não respondeu a um pedido de comentário.

The post RedNote: o que você precisa saber sobre app chinês que pode substituir TikTok nos EUA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.