Nikolas teve “forcinha” de Zuckerberg e Musk para espalhar fake news do Pix, diz Glauber Braga

Mark Zuckerberg, dono da Meta; o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG); e Elon Musk, dono do X (ex-Twitter). Foto: Reprodução

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmou que Mark Zuckerberg, dono da Meta, e Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), têm dado uma “forcinha” para Nikolas Ferreira (PL-MG) espalhar fake news sobre transferências via Pix. Para o parlamentar, o alcance de seu vídeo mostra o “alinhamento político” das redes sociais.

“É evidente que o deputadinho reacionário de Minas não está sozinho. E não se trata de teoria da conspiração. Eles declaram publicamente o seu alinhamento politico: Zuckerberg e Elon Musk estão dando sua ‘forcinha’. Esse foi o primeiro teste desse alinhamento explícito. Não será o último”, escreveu o deputado.

O vídeo de Nikolas já tem mais de 155 milhões de visualizações no Instagram, da Meta, e 7,9 milhões no X. O conteúdo tem pautado os ataques da extrema-direita ao governo Lula, que revogou a medida após a onda de fake news.

Na semana passada, Zuckerberg anunciou o fim do programa de checagem de fatos nas redes sociais da Meta e fez uma mudança nas diretrizes das plataformas para flexibilizar discursos de ódio. As novas diretrizes buscam “o equilíbrio ideal entre a liberdade de expressão e a segurança”, segundo o empresário.

O X, que foi adquirido por Elon Musk em 2022, tem dado cada vez mais liberdade para que perfis disseminem notícias falsas e discursos de ódio na plataforma. A rede social também promoveu diversos cortes na moderação de conteúdo nos últimos anos.

Musk também é aliado de figuras da extrema-direita, como Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, que contou com seu apoio durante a campanha eleitoral. O bilionário também se posicionou a favor de Alice Weidel, líder do partido ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD).

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.