Lula critica golpistas “travestidos de políticos” e defende “enfrentar as fake news”

O presidente Lula durante cerimônia que sancionou a primeira lei que regulamenta a reforma tributária. Foto: Reprodução

O presidente Lula afirmou que existem golpistas “travestidos de políticos” durante discurso no Palácio do Planalto nesta quinta (16). O mandatário ainda citou o ataque de 8 de janeiro de 2023 em Brasília e defendeu que é preciso “enfrentar a mentira”.

“Não temos que ter medo de enfrentar mentira, não temos que ter nenhuma preocupação de enfrentar pessoas travestidas de políticos que na verdade tentaram dar golpe neste país em 8 de janeiro”, afirmou o petista.

A declaração foi dada durante cerimônia que sancionou a primeira lei que regulamenta a reforma tributária, um dia depois de o governo revogar norma da Receita Federal que ampliava a fiscalização de transferências via Pix após uma onda de fake news sobre a medida.

“Não temos que ter medo de enfrentar mentira, fake news, fazer debate, disputa, cada dia, minuto, hora. Porque se a gente perde, o sistema democrático está correndo risco no mundo inteiro, a gente vai voltar uma coisa que não queremos, fascismo, nazismo e a violência e desrespeito a direitos humanos, mulheres, negros e pobres do mundo inteiro”, prosseguiu.

Ataque golpista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo está tomando “providências criminais” contra os autores das fake news sobre taxação de transferência via Pix, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele afirmou que a AGU (Advocacia-Geral da União) vai responsabilizar os autores das mentiras.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi um dos autores da mentira. Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou que vai entrar com uma ação contra o bolsonarista pelo conteúdo.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Adicionar aos favoritos o Link permanente.