Morre Joan Plowright, atriz britânica de ‘101 Dálmatas’, aos 95 anos

Na última quinta-feira, dia 16 de janeiro, a famosa atriz britânica Joan Plowright morreu, aos 95 anos, na Denville Hall, casa de repouso para idosos situada em Northwood, Inglaterra, conforme comunicado da família relatado pela BBC.

A causa da morte da atriz, que esteve em sucessos como ‘101 Dálmatas’, ‘Dennis, o Pimentinha’ e ‘Chá com Mussolini’, não foi divulgada pela família. Contudo, eles celebraram sua longeva carreira de 60 anos.

Joan estava aposentada há uma década, tendo perdido a visão e sendo considerada cega. ”É com grande tristeza que a família de Joan Plowright, Lady Olivier, informa que ela faleceu em paz em 16 de janeiro de 2025, cercada por sua família no Denville Hall, aos 95 anos”.

“Ela teve uma longa e ilustre carreira no teatro, cinema e TV ao longo de sete décadas, até que a cegueira a fez se aposentar. Ela aproveitou seus últimos 10 anos em Sussex com visitas constantes de amigos e familiares, repletas de risadas e boas lembranças”.

“Ela sobreviveu aos muitos desafios com a coragem e determinação típicas de Plowright para tirar o melhor proveito deles, e ela certamente fez isso. Descanse em paz, Joan”, finalizou o comunicado.

A carreira

Joan Plowright estreou nas telas em “Moby Dick” de 1956. Contudo, ganhou maior notoriedade ao estrelar o filme britânico de 1960, “O Anfitrião”, ao lado de Laurence Olivier, com quem ficou casada por 28 anos. O ator morreu em 1989, aos 82 anos, de câncer. Juntos, os dois tiveram três filhos.

Plowright, que esteve também em produções como ‘Um Sonho de Primavera’, ‘As Crônicas de Spiderwick’ e ‘Chá com as Damas’, ganhou dois troféus Globo de Ouro, um Tony Award, e chegou a receber uma indicação ao Oscar e ao Emmy, além de duas indicações ao BAFTA Awards.

Leia também:

Após 19 anos juntos, Pitty e Daniel Weksler anunciam fim do casamento: “A vida e seus ciclos”

Camila Campos completa 36 anos e revela que nódulos do câncer de mama sumiram: “Glória a Deus”

Fernanda Torres dá a melhor resposta após repórter cometer gafe sobre sua mãe, Fernanda Montenegro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.